Ipen comemora 51 anos de atividades

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares comemora seu aniversário de fundação

qua, 29/08/2007 - 18h05 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) comemorou segunda-feira, 27, seus 51 anos de fundação, com a presença de autoridades federais e estaduais. Até sexta, 31, outras atividades estão programadas, como homenagens aos servidores com 20 anos de trabalho, palestras, apresentação cultural.

Anualmente, o título Pesquisador Emérito é concedido a uma personalidade que tenha se destacado por sua atuação no Ipen, contribuindo para torná-lo uma das instituições de destaque na área de ciência e tecnologia. A homenagem deste ano (póstuma) será feita ao professor Rômulo Ribeiro Pieroni, médico, bacharel e doutor em física, cientista pioneiro no Brasil em medicina nuclear, que ingressou no instituto em 1957 e se tornou superintendente em 1963, até 1979. Pieroni foi responsável pela expansão e consolidação do instituto em vários setores, investindo na formação de pessoal, no Brasil e no exterior, e incentivando a publicação científica do trabalho dos pesquisadores.

No próximo mês de setembro, o reator nuclear de pesquisas IEA-R1 completa cinco décadas de operação. A instalação, em torno da qual a instituição se originou e se desenvolveu, é utilizada na produção de radioisótopos utilizados em medicina nuclear, irradiação de amostras de interesse para a indústria e agricultura, testes de materiais e pesquisas diversas.

Programação

No dia 30, quinta-feira, às 9 horas, o chefe da operação do reator, Roberto Frajndlich, profere palestra sobre os 50 anos do IEA-R1. Às 14 horas do mesmo dia, o grupo Rasananda realiza apresentação de dança clássica indiana. No dia 31, às 10 horas, acontece a homenagem aos servidores que completam 20 anos de instituição.

As palestras e a apresentação de dança serão realizadas no auditório “Rômulo Ribeiro Pieroni”, no instituto, abertas ao público. O Ipen fica na Avenida Professor Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, USP.

Do Ipen

(I.P.)