Ipem-SP fiscaliza produtos utilizados em fantasias de Carnaval

Operação Armarinho acontece simultaneamente em oito laboratórios da entidade

seg, 21/02/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Para aproveitar a época em que aumenta a procura por itens utilizados em acabamentos de costura ou bordado para a confecção de fantasias de Carnaval, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, realiza a Operação Produtos de Armarinho.

A operação para intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos (medidos sem a presença do consumidor), como fitas, lantejoulas, cetim, paetês, strass, linhas, botões, acontece segunda-feira, 21, das 8h às 14h.

Os exames para conferir se a quantidade de produto é a mesma descrita na embalagem acontecerão simultaneamente em oito laboratórios do Ipem-SP localizados em cidades Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e na capital.

“O consumidor que desconfiar estar sendo lesado ou quiser informações sobre como se proteger de irregularidades pode utilizar a Ouvidoria do Ipem”, orienta o superintendente do Instituto, Fabiano Marques de Paula.

A Ouvidoria atende no 0800 0130522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ligação é gratuita e funciona para todo o Estado de São Paulo. Ou ainda no endereço ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. Representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar a análise. A imprensa também pode acompanhar o trabalho dos fiscais nos laboratórios da capital e do interior.

Em caso de irregularidade, a empresa autuada tem dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP, que define multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume total responsabilidade sobre possíveis erros.

Confira aqui os itens que serão analisados nos laboratórios do Ipem-SP.

Sobre o Ipem-SP

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do Instituto.

Do Ipem-SP