Ipem reúne proprietários de farmácias para alertar sobre certificação de balanças

Balanças só podem ficar à disposição do consumidor se tiverem certificação

sáb, 16/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo promoveu uma palestra na sexta-feira, 15, para os donos de farmácia sobre a certificação obrigatória das balanças que ficam à disposição do consumidor.

Segundo a Portaria 266, de 21 de setembro de 2009, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), as balanças antropométricas só podem ficar à disposição do consumidor para a pesagem se tiverem a certificação e o Ipem deve fiscalizar a prática.

“As pessoas que passam por uma farmácia sempre acabam utilizando a balança, portanto, este é um instrumento que deve garantir a exatidão do resultado apresentado”, afirmou o superintendente do instituto, Fabiano Marques de Paula.

O superintendente explicou, ainda, que o Ipem-SP procura alertar o setor sobre a nova legislação antes de reforçar a fiscalização. “Nosso papel é fiscalizar, mas antes de qualquer ação abrimos diálogo com os setores envolvidos para esclarecer dúvidas. Desta forma, ganham todos: a empresa que presta o serviço e o consumidor”, concluiu.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem