Ipem levam defesa do consumidor aos CICs

Técnicos do órgão ministram palestras sobre pesagem de produtos nas feiras livres

dom, 26/08/2007 - 12h16 | Do Portal do Governo

Durante este mês de agosto, os dez postos fixos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebem mais uma rodada de palestras ministradas por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

O tema deste mês é feira livre: o que o consumidor deve saber sobre os usos e abusos na pesagem dos produtos comercializados nesses locais, cujas balanças utilizadas são fiscalizadas diariamente pelo Ipem-SP no Estado.

A série de encontros de agosto dá continuidade à parceria entre o instituto e o CIC. O projeto denominado “Cidadão consciente, consumidor inteligente”, coordenado pela ouvidoria do Ipem-SP, é voltado para a educação do consumidor a partir do conhecimento das diversas frentes de atuação do Ipem-SP na fiscalização de instrumentos de medir e no controle quantitativo de uma gama de produtos e serviços.

As palestras, ao longo do ano, nos dez postos do CIC na Capital, Campinas e Guarulhos, ficam a cargo de agentes fiscais e especialistas do Instituto de Pesos e Medidas. A cada mês é abordado um assunto diferente, com apresentações de equipamentos, demonstrações, distribuição de folhetos informativos e divulgação em painéis.

Em março foi apresentado o tema “Como Exigir Qualidade em Produtos Têxteis”. Já em abril “Hidrômetro e Uso Racional da Água”. Maio foi a vez de “Medição e Saúde”, em junho foram abordados os cuidados que o consumidor dever ter ao usar e adquirir produtos como “Gás, Panela e Cozinha” e por fim em julho tratou-se da questão do “Uso e Qualidade dos Preservativos”.

Até julho o projeto já atingiu 1.228 participantes, com níveis de aprovação entre bom e ótimo. O CIC Leste concentrou o maior número de participantes: 24% do total, seguido pelo CIC Oeste, com 15% e o CIC Casa da Cidadania, 11%.

O maior contingente de público foi alcançado em maio, com um total de 389 pessoas que pôde se informar sobre a atuação do Ipem na área da saúde e os cuidados na hora de medir a pressão ou no manuseio de um instrumento de medir aparentemente inofensivo: o termômetro de mercúrio, entre outros assuntos.

No mês de agosto já receberam a visita dos técnicos do Ipem os Cics Norte, Oeste, Feitiço da Vila, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Guarulhos.

Na terça-feira, 28, será a vez do CIC – Casa da Cidadania, na terça-feira, 28/8, às 10h; CIC Campinas, quarta-feira, 29, às 14h e por último o CIC Leste, na quinta-feira, 30/8, encerrando o mês de agosto.

Em setembro, o ciclo dá uma pequena “parada” para se uma avaliação do programa e projetar melhorias no serviço público e gratuito prestado pelo Ipem-SP à população de São Paulo. Nesse mês o CIC Leste receberá no dia 28/9, às 14 horas, a palestra sobre “Equipamentos Elétricos, Medição de Energia e Redução de Despesa”.

A partir da experiência acumulada durante todo esse ano de 2007, o Ipem-SP, em conjunto com os diretores dos CICs, está fazendo consultas à população atendida pelo projeto para saber quais temas melhor atendem às necessidades e expectativas de cada região.

Já foi proposta para outubro, em virtude do mês das crianças, a apresentação sobre “Consumo Seguro e Produtos Certificados”, especialmente jogos e brinquedos. Um tema que vem atraindo a atenção dos consumidores nos últimos meses e que necessita de ampla divulgação e esclarecimento para todas as camadas da população.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)