Interior paulista é viagem no tempo pela imigração europeia

Além da capital, centenas de municípios paulistas trazem diferentes influências em suas formações culturais, da arquitetura à gastronomia

sex, 16/11/2018 - 16h30 | Do Portal do Governo

Não é exagero dizer que boa parte do mundo visitou o nosso Estado ao longo dos últimos séculos e aqui fez morada. Além da capital, centenas de municípios trazem diferentes influências em suas formações.

As flores de Holambra
Holambra está entre elas. Charmosa pelo cultivo das flores, a cidade é um pedacinho da Holanda dentro do Brasil. Essa mistura dos dois países está sempre presente, a começar no nome, e se estende à cultura regional. Aliás, está aí uma curiosidade, o projeto inicial dos imigrantes holandeses responsáveis por povoar Holambra era fazer da região a maior produtora de leite e não de flores. A troca, idealizada pelos brasileiros e holandeses, deu super certo. Hoje, a cidade é a principal exportadora do Brasil.

Os sabores de Campos do Jordão
Ainda falando sobre traços da imigração, aos apaixonados pela arquitetura europeia no Brasil a cidade de Campos do Jordão, localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, é o exemplo mais vivo dessa influência. Chamada de Suíça brasileira, Campos do Jordão se tornou destino certo aos apreciadores da estação mais fria do ano. Além da estética das construções, a cidade ainda traz uma gastronomia recheada dos sabores do Velho Mundo.

A Taubaté de Monteiro Lobato
Bem perto dali, em Taubaté, a dica de turismo é para adultos e crianças fãs de Monteiro Lobato. A cidade abriga o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico de Monteiro Lobato. A estrutura do casarão onde funciona o museu é feita de taipa de pilão. Originalmente, a casa era um exemplar típico das chácaras das chamadas “Cidades do Café” do século 19. Durante as obras de restauro, concluídas em 1979 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), foram conservados os vãos das portas e janelas, além do piso de tijolos em dois cômodos.
Em 1981, o museu foi entregue à população, em comemoração à 39ª Semana Monteiro Lobato. Entre as atividades que a instituição museológica oferece ao público, estão visitas monitoradas por personagens do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que apresentam o museu e falam sobre a vida e a obra do autor.

A energia de Barretos, Boituva, Juquitba, São Roque e Santa Fé do Sul
Aliás, no interior paulista não faltam opções. Barretos famosa pela Festa do Peão. Boituva, chamada de capital do paraquedismo. Juquitiba também ganhou fama graças ao esporte de aventura e São Roque, conhecida por conta das vinícolas. Aos dispostos em colocar o pé na estrada, o Estado ainda oferece uma rota de nascentes e bacias hidrográficas. O município de Santa Fé do Sul, quase na divisa de Mato Grosso do Sul, é convidativa para quem quer praticar pesca esportiva e passeios náuticos. Não deixe de conhecer o recém-reformado Parque das Águas Claras.

Conheça mais sobre o Estado de São Paulo, clicando aqui.