Instituto remove bombas de combustível na Praia Grande

É a segunda vez que o Ipem retira bombas no litoral de SP

qua, 23/05/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Uma equipe técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, removeu, nesta quarta-feira, 23, quatro bombas do “Auto Posto Só Alegria da Praia Grande Ltda.”, situado na Avenida Presidente Kennedy, em Praia Grande.

As quatro bombas (duas de álcool e duas de gasolina) estavam em péssimo estado de conservação e com os lacres violados ou sem identificação.

A ação conjunta do Ipem-SP com o Ministério Público do Estado de São Paulo é resultado de uma medida liminar cautelar impetrada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Praia Grande, após o posto ter desrespeitado uma interdição do Ipem-SP no início do ano.

Em janeiro, o Ipem-SP interditou uma bomba por erro de 2,3 ml, a cada 20 litros fornecidos e por estar com lacre violado. No dia seguinte, a equipe voltou ao posto e constatou que a bomba interditada estava sendo utilizada ilegalmente e com os mesmos erros. O posto foi autuado novamente e a bomba apreendida.

Em razão disso e pelo histórico de nada menos que 15 autuações junto ao Ipem-SP, além de uma série de autuações feitas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), o promotor de Justiça William Roberto Rodrigues propôs uma ação civil pública contra o estabelecimento e os proprietários. A promotoria obteve então uma medida liminar cautelar para a retirada das bombas do posto.

Esse é o segundo posto de combustível que tem bombas retiradas pelo Ipem-SP, nas duas últimas semanas no município de Praia Grande. Na semana passada outra medida liminar obtida pelo promotor William Roberto Rodrigues foi concedida contra outro posto que também pertence à Rede SS Participações e Negócios Ltda., cujos proprietários são Severino José da Silva, Ivanildo Nascimento dos Santos e Rafaela Ferreira da Silva.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania