Instituto do Coração ultrapassa a marca de mil transplantes

Incor responde por mais de 40% dos transplantes de coração realizados em todo o Estado

seg, 01/08/2016 - 13h20 | Do Portal do Governo

O InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – realizou na manhã desta segunda-feira (1) um evento especial em comemoração a marca de mil transplantes feitos na instituição.

Considerado referência no tema, o InCor responde por mais de 40% do total de transplantes de coração realizados em todo o estado. “Ver a medicina hoje parece coisa de ficção científica, quando você pode tirar o coração de alguém e colocar outro no lugar. Um avanço extraordinário da ciência em benefício da vida da população”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Inaugurado em 1977, o Instituto já fez 564 transplantes de coração em adultos, 230 de coração infantil e 286 de pulmão, totalizando 1.080 cirurgias, de acordo com o último levantamento realizado dia 30 de junho de 2016. “Estamos aqui para agradecer, reconhecer, retribuir e dizer que contem conosco para fazermos esta instituição trazer ainda mais bons frutos para nossa população”, falou o governador.

“O InCor é um centro de excelência e motivo de orgulho para a saúde pública paulista e brasileira. A expertise de seu corpo clínico, aliada a uma estrutura de primeira linha, explica o sucesso da instituição como referência nacional na realização de transplantes de pulmão e coração”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Balanço de 2016
Neste ano já foram realizados no InCor 22 transplantes de coração, 21 de pulmão e seis de coração infantil. São procedimentos altamente complexos, que requerem profunda especialização da equipe médica.

Portal do Governo do Estado