Instituto do Câncer instala centro próprio de distribuição de sangue

Consumo de sangue no hospital é três vezes maior que nos centros de saúde em geral

ter, 14/07/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP) está finalizando o processo de implementação de sua Agência Transfusional. O órgão será responsável por assegurar a disponibilidade e a segurança nas transfusões de sangue e de hemocomponetes aos pacientes em tratamento no hospital.

A Agência Transfusional fica no 7º andar do prédio de 29 pavimentos. Atualmente, o órgão abastece o ICESP com sangue coletado na Fundação Pró-Sangue por meio de doação espontânea. No Hospital, a agência só faz a tipagem sanguínea, a análise e o preparo de dos componentes para transfusões.

O novo setor vai garantir o abastecimento de sangue no Centro Cirúrgico, no Atendimento Rápido (A.R.), na UTI e na área de internação. “O paciente oncológico pode necessitar de transfusão mesmo antes do diagnóstico, uma vez que anemia e sangramentos podem ser manifestações de certos tipos de câncer” afirma a hematologista Márcia Novaretti, coordenadora da Agência Transfusional do ICESP.

A transfusão sanguínea é necessária até em sessões de quimioterapia. Durante o tratamento, a diminuição de plaquetas é um efeito colateral comum após o uso de medicamentos que combatem a doença. Segundo a especialista, nos casos das leucemias agudas, praticamente 100% dos pacientes precisam receber sangue. “Em hospital geral, cerca de 10% de pacientes internados precisam de sangue. Em hospital oncológico, essa necessidade pode chegar a 35%”, diz a hematologista.

Os serviços da Agência Transfusional funcionam 24 horas por dia. Desde a ativação total, já foram realizadas 453 transfusões. Quando o hospital estiver funcionando em capacidade plena – no segundo semestre de 2010 – a estimativa é de que o ICESP realize entre 2,5 mil e 2,8 mil transfusões por mês.

Doação de sangue

A Campanha de Doação de Sangue no Inverno já está em operação em para todo o Estado de São Paulo. O objetivo da campanha, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde, é aumentar o estoque de sangue nos hospitais do Estado durante os meses mais frios, quando as doações caem, em média, 30%. A redução do número de doadores no inverno é causada pelo frio, que faz com que as pessoas fiquem menos dispostas a sair de casa e, muitas vezes, menos motivadas para doar.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. A lista de endereço dos postos de coleta de todo o estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde. O horário de funcionamento depende de cada unidade.

Do ICESP