Instituto de Pesquisas Tecnológicas recebe investimento de R$ 1,6 mi

Valor será usado para aperfeiçoar o sistema de comunicação

qua, 22/07/2009 - 23h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria de Desenvolvimento, receberá financiamento de R$ 1,6 milhão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, para implantação de nova infra-estrutura corporativa de dados, chamada de Centro de Alto Desempenho e Armazenamento Compartilhado (CADAC). Com isso, os 30 laboratórios do Instituto passarão a ter sistema centralizado de comunicação, racionalizando a produção e integrando informações, equipes e sistemas.

A novidade permitirá que o IPT elimine todos os relatórios em papel e que todas as pesquisas tenham assinatura digital. A verba será para reformas físicas, aumento da capacidade de armazenagem de dados e aquisição de servidores e programas.

“Este projeto permitirá ao IPT entrar em um novo ciclo de infra-estrutura da produção técnica, bem como criar ambientes laboratoriais de simulação e de tratamento de imagem de alta capacidade”, afirma Walter Furlan, diretor de processos e tecnologia de informação do IPT.

O projeto permitirá ainda que os pesquisadores no exterior e de instituições parceiras dêem a sua contribuição na elaboração de documentos de projetos com plena acessibilidade e segurança.

Do Instituto de Pesquisas Tecnológicas