Instituto de Pesquisa Nucleares completa 53 anos

No aniversário de sua fundação, instituto inaugura novo sistema de transporte de materiais

qui, 03/09/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e gerenciada técnica, administrativa e financeiramente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do Ministério de Ciência e Tecnologia, inaugura nesta quinta-feira, 3, um sistema de transporte de materiais que têm elementos radioativos (irradiados do reator IEA-R1 e dos aceleradores cíclotron) para as instalações de processamento da Diretoria de Radiofarmácia. 

A inauguração marca a cerimônia comemorativa dos 53 anos de fundação do instituto e de 50 anos da radiofarmácia, cuja produção responde anualmente por mais de 3,5 milhões de procedimentos de medicina nuclear em todo o País, para realização de diagnósticos e terapias. 

Antes da construção do novo sistema pneumático de envio, via tubulações subterrâneas, os materiais eram transportados em blindagens até o prédio da radiofarmácia. Ali os produtos são processados e enviados para os mais de 300 centros médicos que utilizam os radiofármacos no País. O diretor de radiofarmácia do Ipen, Jair Mengatti, explica que além de eliminar as blindagens, que chegavam a pesar até 700 quilos, o novo sistema é mais rápido, mais seguro e o produto segue diretamente para as células onde serão processados. 

Durante a cerimônia, será assinada a renovação do convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a CNEN. Também será conferido o título de Pesquisador Emérito do Ipen 2009 ao físico da área de lasers Spero Penha Morato que, entre 1990 e 1995, ocupou o cargo de superintendente do instituto. Uma exposição sobre os 50 anos da radiofarmácia estará aberta à visitação no prédio da administração do instituto, que fica no campus da capital da USP.

Do Instituto de Pesquisas Enegéticas e Nucleares