Instituto de Pesos e Medidas SP verifica novos radares na Capital

As verificações de radares são realizadas na via pública no local onde os equipamentos estão instalados

qui, 02/10/2008 - 15h07 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e órgão delegado do Inmetro no Estado de São Paulo, está realizando a verificação inicial dos novos radares (medidores de velocidade) instalados na Capital Paulista.

Parte do serviço é realizada durante o dia. Contudo, devido ao grande fluxo de trânsito na cidade, em algumas localidades os serviços serão realizados à noite e nos finais de semana. O objetivo é não contribuir para o maior comprometimento da fluidez do trânsito.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a empresa Splice, concessionária detentora dos equipamentos, fazem as solicitações junto ao Ipem-SP que elabora a programação das verificações, visando a regulamentação dos equipamentos.

À noite os trabalhos começam às 23h30. Leia a seguir a programação. A imprensa interessada pode acompanhar os trabalhos, basta comparecer aos locais indicados e procurar o técnico do Ipem.

Programação:

Quinta Feira, dia 2 de outubro
-Marginal Tietê, pista expressa, km 8,5 – antes da Ponte do Limão, sentido Castelo Branco/Ayrton Senna;

-Marginal Tietê, pista expressa, km 11 – 250 m antes da Ponte da Casa Verde, sentido Ayrton Senna/Castelo Branco;

-Marginal do Rio Tietê, pista expressa, antes da Ponte da Vila Guilherme, sentido Castelo Branco/Ayrton Senna.

Verificações

As verificações de radares fixos (iniciais e periódicas) são realizadas na via pública, no local onde os equipamentos estão instalados, conforme estabelece a legislação metrológica brasileira.

A verificação é feita com um medidor de velocidade chamado “cronotacômetro” instalado dentro do veículo do Ipem. O técnico então confere se ao passar pelo radar, a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho medidor.

De acordo com o modelo do radar é feita a determinação do número passagens (medições) que o Ipem deve fazer no ponto onde se encontra instalado o radar a ser aferido.

Para os modelos que estão sendo instalados nas vias paulistanas, o veículo padrão do Ipem-SP poderá fazer de 10 a 25 passagens diante do radar a ser aferido. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições locais das pistas.

Os equipamentos aprovados recebem um certificado válido por um ano. Em caso de reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. A verificação é obrigatória. Para que a aplicação de multa pela polícia tenha efeito legal, o aparelho precisa estar verificado pelo Ipem-SP e dentro do prazo de validade.

Para que os técnicos façam o serviço é necessária a interdição das vias de tráfego e, por motivos de segurança, não pode ser realizada caso ocorram chuvas.

Números

Em 2007, o Ipem-SP realizou a verificação em 1619 pontos de radares fixos e 338 medidores estáticos, no Estado de São Paulo. Em 2008, já foram feitas verificações em 761 pontos de radares fixos e em 119 radares estáticos e móveis.

A seguir informamos as verificações efetuadas de 17 a 29 de setembro pelo Ipem em dez novos radares da nova prestadora na Capital:

1- 15/9. Av. Padre Pereira de Andrade, altura do n°. 500 (Lapa/Pinheiros);

2-15/9. Av. Padre Pereira de Andrade, altura do n°. 500 (Pinheiros/Lapa);

3- 17/9. Av. Paulo VI, próximo à Rua Atalaia (Pinheiros/Perdizes);

4- 17/9. Av. Paulo VI, próximo à Rua Atalaia (Perdizes/Pinheiros);

5- 18/9. Av. Indianápolis, próximo à Alameda dos Sorimãs (Jabaquara/Ibirapuera);

6- 23/9. Rua Sena Madureira, próximo à Praça Kenichi Nakagawa (Vila Mariana/Ibirapuera);

7- 25/9. Avenida do Estado, próximo à Rua Paulo Barbosa (Centro/Bairro).

8- 25/9. Av. Antártica, fim do viaduto Antártica (Marginal/Pinheiros);

9- 29/9. Av. Mutinga, próximo à Rua Domingos Soares (centro/bairro);

10- 29/9. Av. Mutinga, próximo à Rua Domingos Soares (bairro/centro);

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP