Instituto Butantan promove atividades durante as férias

Até 27 de janeiro, serão realizadas diversas atrações com conteúdos sobre o patrimônio histórico e o papel da ciência

qua, 09/01/2019 - 17h14 | Do Portal do Governo

Até o dia 27 de janeiro, o Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa científica do Brasil e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, elaborou uma programação especial de eventos no período de férias. As 13 ações são voltadas para o público de todas as idades, de modo a estimular conteúdos sobre ciência e o patrimônio histórico de forma lúdica e divertida.

Uma novidade neste ano é que o programa “Férias no Butantan” será realizado em 19 dias, e não em apenas uma semana, como acontecia nas edições anteriores. As atividades serão realizadas a cada semana em um museu diferente dentro do Butantan. Vale destacar que a programação completa pode ser acessada pela internet.

O Instituto possui três museus sediados em na área (Museu de Microbiologia, Museu Biológico e Museu Histórico) e um fora (o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que fica no Bom Retiro e está passando por restauro).

“Com forte caráter lúdico, as atividades pretendem despertar na família toda e, em especial, nas crianças e adolescentes, a curiosidade, o conhecimento e o gosto pelos temas tratados”, ressalta a diretora do Museu Histórico do Instituto Butantan, Adriana Mortara Almeida, que integra a comissão organizadora da iniciativa.

Destaques

A atração “Micróbios em Tirinhas” deve ser um dos destaques na primeira semana dentro do Museu de Microbiologia. Nela, crianças acima de dez anos poderão participar da construção de narrativas ficcionais em quadrinhos, que têm por objetivo familiarizar os participantes com a temática da microbiologia.

Na segunda semana, o “Teatro de Fantoches”, no Museu Biológico, promoverá uma peça e uma oficina de bonecos. A atividade proporcionará uma experiência lúdica sobre as serpentes e tem como público-alvo pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes e adultos. A conscientização sobre a importância da preservação das serpentes é uma das bandeiras ambientais do Instituto.

Já no Museu Histórico, que concentrará a agenda da última semana do “Férias no Butantan”, o grande destaque deve ficar por conta da atividade “Fragmentos do Passado”, que instiga o visitante a desvendar objetos antigos do museu a partir de fragmentos escondidos no espaço.

Embora esteja passando por obras de restauro, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas também estará envolvido na programação deste ano, por meio da caminhada “Bom Retiro: História, Imigração e Saúde”. A ação revelará segredos relacionados à história e imigração na cidade de São Paulo.

Uma van fará o traslado dos participantes entre o Butantan e a região central da capital, onde o passeio de dois quilômetros deverá acontecer. O Butantan tem uma área verde de 80 hectares, em que é possível fazer diversas atividades ao ar livre também.

O “Férias no Butantan” acontece em janeiro e julho, todos os anos, desde 2011. “É o segundo ano que trago meus filhos para a participação nos eventos do período aqui no Butantan. Ambos adoram”, revela Julia Faria, mãe do Pedro e do Gael.