Instituto Butantan comemora 114 anos com programação especial

Atividades acontecem neste sábado e domingo; visitantes poderão conhecer como funciona um laboratório e como é extraído o veneno de uma serpente

sex, 20/02/2015 - 17h40 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, comemora neste final de semana 114 anos com uma programação cultural especial. As atividades educativas vão destacar a história da instituição e estimular a curiosidade das crianças sobre o universo científico. Por meio de ações interativas, os visitantes poderão conhecer como funciona um laboratório e como é extraído o veneno de uma serpente. As atividades acontecem neste sábado, 21, e domingo, 22, das 14h às 16h.

No Museu de Microbiologia acontecerá a atividade “Laboratório Aberto”. O público poderá observar células e micro-organismos por meio de microscópios e outros equipamentos utilizados em pesquisas lâminas. Os monitores apresentarão como funciona um laboratório de pesquisa e visualizarão seres microscópicos, como protozoários, além de modelos de vírus e moléculas de DNA. 

Também no sábado e domingo, às 10h, acontecerá a atividade do “Do veneno ao Soro”, quando crianças e adultos acompanharão como é feita uma extração de veneno de uma serpente e como ele se transforma em um soro. Todas as apresentações acontecerão no Museu Biológico, onde se encontram espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas.

No domingo, 22, às 11h, monitores farão um tour com os visitantes por todo o parque, contando um pouco dos mais de 100 anos da instituição e as contribuições e relações com a história da cidade e a evolução da ciência. As vagas são limitadas e as inscrições devem acontecer meia hora antes do início da atividade próximo a bilheteria.

SERVIÇO
Programação cultural especial em comemoração aos 114 anos do Instituto Butantan
Sábado, 21, e domingo, 22
Avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital
Ingresso: R$ 6 (com direito a entrada nos três museus da instituição)
Estudantes com identificação, crianças até sete anos, idosos e pessoas com deficiência não pagam

Do Portal do Governo do Estado