Instituto Biológico investe no gerenciamento de resíduos químicos

Resíduos químicos são icinerados, reciclados ou doados

qui, 14/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, enviou 5,3 toneladas de resíduos químicos para incineração em 2009. Desde 2008, o instituto desenvolve um programa de gerenciamento de resíduos.

A pesquisadora Martiniana da Silva Vieira, do Laboratório de Toxicologia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Proteção Ambiental, explica que a gestão de resíduos químicos é uma importante ação ambiental, pois promove a destinação correta para estes produtos – seja incineração, reciclagem ou doação. “Outro ganho ambiental é a tendência de substituir reagentes que causam maior dano ao meio ambiente e de difícil tratamento por outros que apresentem formas de tratamento menos danosas ao ambiente e a saúde”, explica.

Ainda em 2009 foram enviadas 1.200 lâmpadas fluorescentes destinadas à reciclagem completa de seus componentes. As pilhas e baterias também foram destinadas para reciclagem completa de seus componentes. Estas lâmpadas, juntamente com pilhas e baterias utilizadas em todas as dependências do IB hoje, entram na gestão de resíduos como parte dos resíduos químicos.

Ação ambiental

Os laboratórios do IB também estão reduzindo o despejo de produtos de reação em pias comuns. Segundo Martiniana, esta prática foi substituída pelo uso de recipientes adequados e subsequente incineração. “A gestão de resíduos também é importante do ponto de vista econômico, pois modifica a cultura de aquisição de produtos químicos. Hoje os profissionais do laboratório optam pelo estoque reduzido e o acondicionam de acordo com as propriedades físicas e químicas desses reagentes, levando em conta a incompatibilidade entre produtos químicos, o que reduz perdas por contaminação e de eficiência”, diz.

Outro ganho apontado pela pesquisadora será a implantação de opção por compra programada, baseada em estimativas e previsões de baixa de estoque, e o agendamento de compra e entrega de novos produtos. A gestão dos resíduos biológicos do IB é feita segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para Resíduos do Sistema de Saúde, tanto para a área de sanidade vegetal quanto para a de sanidade animal.

Do Instituto Biológico