Inscrições para Vestibulinho das Etecs e Vestibular das Fatecs são prorrogadas

Interessados podem se inscrever até quinta-feira (12) para as Etecs e até sexta-feira (13) para as Fatecs

seg, 09/11/2015 - 17h21 | Do Portal do Governo

Quem estiver interessado em participar do processo seletivo para o primeiro semestre de 2016 das Escolas Técnicas e das Faculdades de Tecnologia ainda podem se candidatar. As inscrições foram prorrogadas até quinta-feira (12) para as Etecs e até sexta-feira (13) para as Fatecs. No último dia, o prazo termina às 15 horas.

O processo seletivo das Etecs oferece mais de 81 mil vagas, distribuídas entre os ensinos Médio, Técnico, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela site. O exame será no dia 13 de dezembro.

Entre as novidades deste Vestibulinho estão os cursos de Cozinha e Logística na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cozinha será oferecido nas unidades Santa Ifigênia (Capital) e Benedito Storani (Jundiaí). Logística, na Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira, de Santana de Parnaíba.

Três cursos técnicos – Administração, Comércio e Secretariado – são oferecidos na modalidade on-line. A novidade é que a Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, passa a ser um polo de educação a distância (EaD). Há mais 26 polos no Estado.

Em todo o Estado, são oferecidas 6.503 vagas para o Ensino Médio, 22.211 para o Ensino Técnico integrado ao Médio e 52.946 vagas para cursos técnicos em 219 Etecs e em 195 classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec. Deste total, 2.575 vagas são para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC.

Vestibular Fatec
O processo seletivo das Fatecs oferece 15.565 vagas. Esse número inclui 2 mil vagas para a modalidade a distância, distribuídas entre os 72 cursos gratuitos de tecnologia. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site.

Para participar o candidatio deve preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 75, em qualquer agência bancária. O exame será no domingo 6 de dezembro.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível  para download gratuito.

Do Portal do Governo do Estado