Inscrições para monitores do Acessa Escola vão até sexta-feira

Serão oferecidas 2.302 vagas para 802 escolas de Ensino Médio no interior

qui, 02/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Terminam nesta sexta-feira, 3, as inscrições para monitores do Programa Acessa Escola. As 2.302 vagas estão concentradas em 802 escolas do interior do Estado. O programa é aberto a estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio matriculados em escolas inseridas no programa e que tenham CPF. A taxa inscrição custa R$ 12,00 e deverá ser concluída apenas pela internet, no site www.fundap.sp.gov.br.

Participam desse processo seletivo 19 Diretorias de Ensino do Interior. São elas: Americana, Araraquara, Avaré, Botucatu, Capivari, Itapetininga, Jaú, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Vicente, São Carlos, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Sumaré e Votorantim.

A preferência para contratação será dada aos alunos da própria unidade escolar. No caso de escolas que não tenham candidatos, alunos da escola mais próxima serão chamados, seguindo a ordem de classificação. Os adolescentes serão treinados em seis módulos sobre informática. “A inclusão do jovem no universo da informática é essencial no mundo globalizado de hoje. E a escola tem papel fundamental neste processo”, disse o secretário de estado da Educação, Paulo Renato Souza.

A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por até outros 24 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino. Os salários serão de R$ 340 mensais e o aluno ainda recebe auxílio-transporte.

O processo seletivo é constituído de uma única fase, com aplicação de uma prova, com trinta questões de múltipla escolha. O exame está previsto para ser realizado no segundo semestre deste ano.

Sobre o Acessa Escola 

O Programa Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria de Estado da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas. O Acessa Escola teve sua primeira fase em 2008, abrangendo 600 escolas da capital. Até março de 2010, a previsão é que atinja 3.527 unidades em todo o Estado.