Inscrições para concurso de promoção pelo mérito vão até dia 15

Provas serão realizadas entre 22 de abril e 18 de junho

dom, 14/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para o concurso de promoção pelo mérito para os servidores públicos do Governo de SP que integram as carreiras administrativas. Os servidores abrangidos pela Lei Complementar nº 1080, de 17 de dezembro de 2008, titulares de cargos de níveis intermediário e superior poderão participar e concorrer a aumento de 40% no salário-base. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet no site www.recursoshumanos.sp.gov.br. Os candidatos serão submetidos a exames de avaliação de competência, que serão aplicados entre abril e junho.

A promoção pelo mérito tem por objetivo valorizar o servidor que possui grau de escolaridade (graduação ou pós-graduação) superior àquele exigido inicialmente para ocupar o cargo e comprovou ter adquirido competências adicionais às que detinha quando ingressou na função. Estas habilidades e conhecimentos técnicos adicionais serão avaliados mediante dois exames. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será o órgão externo responsável pela concepção do conteúdo e aplicação das provas em centro de testes credenciados, localizados em 28 municípios paulistas.

“O concurso é uma maneira objetiva, transparente e democrática de avaliar as competências dos servidores. O objetivo dessa medida é premiar e reconhecer o talento e o mérito do servidor, além de promover aqueles que buscam o aprimoramento e mostram resultados”, diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. “A valorização profissional traz um impacto positivo na qualidade do serviço público oferecido pelo Estado ao cidadão e integra a política de meritocracia instituída na gestão do Governador José Serra”, completa Beraldo.

Para concorrer à promoção, o servidor deverá preencher alguns requisitos. É necessário ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício no mesmo cargo. Os servidores que ocupam os cargos de nível intermediário, que exigem ensino médio (oficial administrativo, oficial operacional e oficial sociocultural), devem possuir um diploma de graduação.

Já os funcionários públicos em cargos que exigem nível universitário (analista administrativo, analista de tecnologia, analista sociocultural e executivo público) devem possuir pós-graduação (“stricto ou lato sensu”). De acordo com levantamento realizado pelo recadastramento anual do funcionalismo, atualmente cerca de 6,5 mil servidores preenchem todos estes requisitos e estão aptos a participar do concurso.

Prova pela internet

Os dois exames serão realizados em ambiente web para avaliar o servidor nos seguintes módulos: competências básicas, intermediárias, habilidades e perfil comportamental. Este último módulo não será utilizado como critério de reprovação.

No módulo de competências intermediárias, o candidato deverá escolher uma das seguintes áreas: recursos humanos; material e patrimônio; planejamento, orçamento e finanças; contrato e licitações; comunicações administrativas; transportes e administração de frotas; e tecnologia da informação.

O currículo do candidato aprovado, com destaque para o desempenho na área escolhida, será integrado ao Banco de Talentos do Estado. O recurso poderá ser utilizado para selecionar profissionais para ocupar cargos em comissão.

Os exames ocorrerão de 22 de abril a 18 de junho. O resultado do concurso será divulgado no final de julho. O aumento salarial para os candidatos aprovados é retroativo a 1º de janeiro de 2010.

Serviço
Inscrição: até 15 de fevereiro
Site: www.recursoshumanos.sp.gov.br
Período de agendamento das duas provas: de 9 a 31 de março
Realização das duas provas: 22 de abril a 18 de junho
Publicação do resultado: final de julho
Cargos de nível intermediário: oficial administrativo; oficial operacional; oficial sociocultural
Cargos de nível superior: analista administrativo; analista de tecnologia; analista sociocultural; executivo público
Requisitos:
a) Possuir, no mínimo, cinco anos de efetivo exercício em um mesmo cargo ou função-atividade;
b) Possuir diploma de graduação em curso de nível superior, para os integrantes das classes de nível intermediário, ou pós-graduação “stricto” ou “lato sensu”, para os integrantes das classes de nível superior

Da Secretaria de Gestão Pública