Inscrições abertas para 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos e professores da rede estadual podem inscrever pela internet; primeira fase de cadastros termina em 20 de março

qua, 06/03/2019 - 11h53 | Do Portal do Governo

Já estão abertas as inscrições de alunos e professores das escolas estaduais de São Paulo para a 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição é organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 A primeira fase de inscrições será realizada até 20 de março. A segunda etapa termina em 29 de abril – ou até atingir o limite de interessados. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pela internet.

Equipes

No ano passado, o concurso teve 169 equipes e 676 participantes da rede estadual de São Paulo. Vale destacar que cada time é formado por três alunos e um professor. A Olimpíada é voltada para professores de História e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares.

Para participar, é necessário possuir equipe composta por três estudantes e um professor orientador. Os alunos devem pertencer à mesma escola, mesmo que em salas ou séries/anos diferentes.

O orientador deve pertencer ao corpo docente da escola e pode orientar mais de uma equipe. Contudo, um aluno não pode participar de mais de uma equipe.

Etapas

A Olimpíada possui seis fases on-line, que ocorrerão entre 6 de maio a 15 de junho, com questões de múltipla escolha e realização de tarefas e duração de uma semana cada. As respostas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de documentos e referências oferecidas.

Após as etapas on-line, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas e convocadas para a final presencial, realizada na Unicamp, em Campinas, em 17 e 18 de agosto. Na última fase, as equipes realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.