Inovação: Desafio Unicamp 2018 anuncia projeto vencedor

Iniciativa ganhadora conta com patente que permite reaproveitar resíduos da indústria de frutas para produção de doces

ter, 10/07/2018 - 20h33 | Do Portal do Governo

O Desafio Unicamp 2018, competição de iniciativas a partir de tecnologias desenvolvidas na universidade, tem como vencedor o projeto com uma patente que permite reaproveitar resíduos da indústria de frutas para produção de doces, por meio da equipe “Confeitos”.

O modelo de negócios do grupo tem foco no consumidor final, com o objetivo de comercializar confeitos e chocolates com o recheio de frutas típicas da Mata Atlântica. A final da competição foi realizada na última quinta-feira (5), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“O nosso potencial com as frutas brasileiras é gigante, porém muito pouco explorado. Normalmente, exportamos as furtas, que voltam para cá em forma de produtos. É um grande privilégio poder oferecer um item 100% nacional e com tecnologia local”, explica Fábio Mincauscaste Mendes, responsável pela proposta vencedora.

“A vitória no Desafio fecha uma cadeia, pois começamos com a pesquisa e agora colocamos nossa ideia para funcionar. Ganhar o concurso é uma grande conquista”, ressalta a professora Priscila Efraim, uma das inventoras da tecnologia e membro da equipe campeã.

Workshop

A edição atual do Desafio Unicamp contou com 234 participantes, divididos nas 55 equipes inscritas. Ao todo, mais de 300 pessoas estiveram presentes no Workshop de Lean Canvas, o primeiro evento realizado pelo programa.

A equipe “Confeitos” também é composta por Rodolfo Kosbiau Trevisan, Juliana Campos Hashimoto e Kazumi Kawasaki Ramos, que participou do desenvolvimento da tecnologia. O time ganhador foi premiado com R$3 mil para cada integrante e programa de pré-aceleração na Baita Aceleradora, além de troféus e certificados.

Das seis equipes finalistas, três delas eram formadas por pesquisadores que tiveram participação no desenvolvimento das tecnologias. O professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, enfatiza o importante dos inventores como membros das equipes finalistas. “Os competidores estão bem focados em não apenas ganhar, mas também em criar novas empresas. É muito interessante vermos todas as equipes, fervorosamente, buscando maneiras de levar nossas patentes para o mercado”, afirma.

“Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar as equipes. Ressaltar o quanto é importante para a universidade ter iniciativas de promoção à inovação e ao empreendedorismo”, diz o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel. “Com isso, fomentamos a criação de negócios de impacto, além de gerar benefícios para a sociedade na forma de produtos mais inovadores”, ressalta.

Patrocinam o Desafio Unicamp 2018 a Clarke, Modet &Co, a FM2S Consultoria, a Baita Aceleradora e a Cervejaria Ambev. A iniciativa também teve apoio o apoio da Rede Global do Empreendedorismo Campinas, da Venture HUB, do Founder Institute, da Incamp e da Liga Empreendedora, da Anjos do Brasil, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, da Associação Campinas Startups, do CIESP Campinas e da GTA Factory.