Inova Educação: ‘Projeto de Vida’ auxilia em habilidades emocionais

Um dos três componentes do novo programa do Governo de SP, iniciativa orientará alunos da rede estadual a descobrir vocação

ter, 14/05/2019 - 8h12 | Do Portal do Governo

A Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção 2019, com respostas de 160 mil alunos da rede paulista, indicou que 87% dos estudantes desejam receber orientações e ajuda para descobrir vocações, sonhos e fazer escolhas de vida. O índice mostra a importância do tema para os jovens de São Paulo e como as unidades de ensino podem contribuir com o tema.

Pensando nessa e em outras abordagens, o Governo do Estado lançou neste mês o Inova Educação, que entrará em prática a partir de 2020 aos dois milhões de alunos matriculados nos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio na rede estadual.

O objetivo do programa é aproximar a escola dos sonhos e necessidades dos jovens, por meio do ensino de três componentes, que serão incorporados à grade curricular: Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas. Neste texto, vamos explicar o que é o primeiro componente. Neste link há mais informações sobre o Inova Educação.

Experiências

O componente Projeto de Vida é um exemplo de como desenvolver as habilidades socioemocionais na escola. Há diversas experiências internacionais do tipo, sobretudo por meio de currículos inovadores.

Ponto relevante do Inova Educação, esse componente inclui sugestões de progressões pedagógicas a serem trabalhadas ao longo do ano letivo. “O passo central é pensar nos estudantes, na aprendizagem e pensar em estimular a criatividade dos alunos”, salienta o secretário-executivo de Educação, Haroldo Rocha.

Assim como ocorre nas Escolas de Tempo Integral (PEI), os estudantes farão discussões sobre sonhos, mundo do trabalho e vida acadêmica, entre outros temas. A conversas serão conduzidas a partir das respostas para perguntas como:

– Quem sou eu?
– Quem quero ser quando crescer?
– O que eu preciso fazer para chegar lá?

Como funciona

De acordo com a Secretaria da Educação, o componente também é um espaço para o desenvolvimento das competências socioemocionais, que têm papel fundamental para a aprendizagem das disciplinas tradicionais, como Língua Portuguesa e Matemática, assim como para a empregabilidade futura dos estudantes.

“Temos um trabalho que estimula muito o desenvolvimento cognitivo dos estudantes: o quanto eles memorizam, o quanto resolvem problemas lógicos e o quanto sabem de conteúdo. O Inova Educação mexe um pouquinho nessa balança e coloca as habilidades socioemocionais, que também são importantes e ajudam no aprendizado das cognitivas”, ressalta Caetano Siqueira, coordenador da Coordenadoria Pedagógica, da Secretaria da Educação.

O componente curricular Projeto de Vida será trabalhado:

– Ao longo de todo o ano letivo;
– Em duas aulas por semana, de 45 minutos cada uma;
– Por meio de currículo comum, em que conhecimentos, habilidades, atitudes e valores são desenvolvidos de forma intencional e progressiva;
– Com a mediação de professor formado e instrumentalizado para conduzir esse tipo de atividade pedagógica.

Competências

Ações inovadoras como o modelo pedagógico a ser implantado também buscam reduzir a evasão escolar. Segundo dados oficiais, 22% dos matriculados não concluem o Ensino Médio.

As competências a serem desenvolvidas no componente Projeto de Vida serão:

– Aspiração, priorização, planejamento, organização e tomada de decisão no nível pessoal, acadêmico e social;
– Autoconhecimento, autocuidado, autoestima, autoconfiança e autoeficácia;
– Empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania;
– Garra, determinação, perseverança, esforço e resiliência;
– Elaboração e gestão de projetos;
– Abertura a novas experiências.

Demanda

Inova Educação é inspirado nos resultados positivos das práticas de sucesso já aplicadas em 633 escolas da rede estadual de São Paulo desde 2012. Além disso, está em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na medida em que reforça as 10 Competências Gerais do documento.

“As alterações resultar de um processo de escuta que envolveu profissionais da pasta e estudantes, bem como a análise das boas práticas em curso dentro da nossa rede”, explica o secretário da Educação, Rossieli Soares.

O programa também responde a uma demanda da comunidade escolar identificada no trabalho com diretores, professores e estudantes feito desde o início do ano e intensificado no mês de abril.

Docentes

As formações dos professores serão organizadas em dois módulos: um de conteúdo básico, para que os professores se apropriem do novo modelo, e um de conteúdo aprofundado, para entendimento mais detalhado das estratégias de implementação. O módulo básico terá uma carga horária de 30 horas, sendo 8 horas sobre adolescência e juventudes e 22 horas sobre Projeto de Vida ou Eletivas ou Tecnologia.

O módulo avançado terá 30h e aprofundará os conteúdos vistos no módulo básico e fornecerá mais insumos para implementação exitosa do novo modelo. O objetivo das formações é dar clareza sobre o novo modelo, fortalecer o entendimento sobre o universo do adolescente e do jovem e preparar os professores para lecionarem os 3 novos componentes.

Junto com a formação serão fornecidos materiais de suporte. Além dessas horas obrigatórias para lecionar os novos componentes, módulos complementares de 30 horas estarão disponíveis.