Inova Educação: Nova etapa de formação começa nesta quinta (24)

Fase será de aprofundamento nos conteúdos; professores que concluíram o módulo básico estão automaticamente cadastrados

qui, 24/10/2019 - 16h42 | Do Portal do Governo

Uma nova etapa da formação de professores para o Inova Educação, política educacional inovadora de São Paulo, teve início nesta quinta-feira (24). A proposta pedagógica permitirá que os estudantes discutam com os professores sonhos, projetos, formas de se organizar e fazer escolhas na escola, além de perspectivas para o futuro.

Nessa fase de aprofundamento estão inscritos automaticamente os docentes aprovados no módulo básico. A etapa tratará com detalhes de cada um dos novos componentes da grade curricular: Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas.

No Projeto de Vida, haverá um módulo para explicar como os assuntos serão apresentados para os alunos, ano a ano, além das competências socioemocionais enfatizadas. Em Tecnologia e Inovação, o curso contará um pouco sobre cada um dos eixos do componente: tecnologias digitais da informação e da comunicação, letramento digital e pensamento computacional. Já nas Eletivas, a formação busca ensinar o professor a construir a própria eletiva, a partir de boas práticas que já funcionam na rede.

Conteúdo

Serão abordados tópicos teóricos sobre cada uma das disciplinas e atividades práticas serão disponibilizadas para que os docentes tenham contato com a nova grade. “O curso dará todos os fundamentos para que os professores possam interagir com a nova disciplina e entender por completo como ela pode ser ministrada da melhor forma possível aos jovens”, salienta Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

A atividade é realizada inteiramente em casa e pode ser entregue bem depois, se adequando à realidade de cada profissional, segundo Caetano Siqueira, coordenador pedagógico na Educação. “Pensamos em algo adaptável, que pudesse ser feito de casa, sem grandes problemas. A primeira edição foi um sucesso e extremamente bem avaliada internamente”, enfatiza.

A formação com duração de 30 horas por componente, será realizada à distância, pela plataforma AVA-EFAPE. Para que o docente consiga lecionar em algum desses novos componentes em vigor a partir do próximo ano letivo, é necessário ser aprovado nos módulos básico e aprofundado da formação.