Iniciativa de soldado vira projeto social na PM

O projeto “Andanças” já levou mais de 70 oficiais a encontros que ocorrem em datas especiais

qua, 15/08/2007 - 18h32 | Do Portal do Governo

A interação entre o trabalho social e a Polícia Militar tornou-se referência no município de Marília, a 444 km da Capital, a partir de uma ação individual desenvolvida pelo soldado Reginaldo dos Santos Batista. O projeto “Andanças” adotado pela 3ª Companhia da PM está sendo realizado há sete anos e já levou mais de 70 oficiais voluntários aos encontros que ocorrem em datas especiais como a Páscoa, Dia das Mães e Natal.

Partindo das atividades em seu bairro, no Dia das Crianças, o soldado conseguiu vários adeptos à idéia. Reginaldo define hoje seu trabalho como uma busca pela valorização da vida e da auto-estima seja para crianças, adultos, idosos ou pessoas marginalizadas. “Não poderia ser diferente, pois sou policial há 20 anos e minha ação social não poderia deixar de ser a de um policial integrado à comunidade”, afirma.

No ano 2000 teve início o plano que contou com a primeira voluntária Karla Rossana Motta Batista, esposa de Reginaldo. As filhas Bruna e Viviane aumentaram o grupo, envolvendo depois a comunidade paroquial. “Reuni amigos e a família, mas queria fazer algo dentro da polícia. Conversei com o sargento e iniciamos os encontros”, diz o soldado.

Nos primeiros anos a festa reunia cerca de duas mil pessoas, com mais de 600 crianças, e, percebendo o sucesso, o projeto passou a será realizado não só no feriado do mês de outubro, mas em todas as datas especiais do ano. Hoje vários bairros de Marília são atendidos durante as oito edições anuais que são levadas ainda para a cidade de Pompéia, que faz parte da 3ª Companhia. “O nome ‘Andanças’ se explica porque ele não fica parado, não tem lugar fixo. Nós vamos até as pessoas ou as levamos para determinados lugares”, comenta Reginaldo.

Segundo o tenente Alexandre Espínola Cardoso Ledo, comandante interino da unidade, os oficiais da Companhia se tornaram voluntários da ação social. Além das equipes da PM muitas pessoas que estiveram em contato com a organização do projeto e foram atendidas por ele fazem parte hoje do time que coloca em prática o trabalho. “Com esse plano é possível integrar a PM e estreitar o contato com a comunidade”, afirma o tenente.

O “Andanças” mais recente foi realizado no dia dos pais. A Fumares (Fundação Mariliense de Recuperação Social) recebeu no último sábado a psicóloga Patrícia Nunes que apresentou uma dinâmica sobre trabalho em grupo, fortalecendo o projeto de recuperação social da casa. Reginaldo disse que essa reunião ocorreu em parceria com a Secretaria do Bem Estar Social, atendendo andarilhos que estão envolvidos com álcool e sem apoio da família. “A intenção é resgatar a auto-estima e colocar um símbolo de fé no caminho dessas pessoas”, diz o soldado. Houve ainda a colaboração das paróquias Sagrado Coração e São Sebastião, do grupo de estudantes do Aniz Badra que apresentou uma peça de teatro e dos policiais da Companhia. “Agora estamos preparando o Dia das Crianças”, afirma.

A banda da Polícia Militar sempre abre os eventos, em algumas ocasiões há apresentação do canil e um momento reservado aos bombeiros para dar orientações ao público. A dinâmica com um profissional de psicologia está também presente em todas as edições, Reginaldo diz que a as palestras são focadas em um tema escolhido para dirigir cada encontro. “Fomos para Pompéia no fim de semana do Dia das Mães e já estamos requisitados para retornar na semana da criança, para trabalhar com jovens que se envolveram com entorpecentes”, diz o soldado. Desde o início de “Andanças” um grupo de teatro faz apresentações e a palestra final é coordenada por Reginaldo junto com uma dinâmica que envolve a pauta eleita para a data.

“A boa ação não tem autoria, é de todos, e o “Andanças” é mais um projeto de Marília, feito por policiais, profissionais, estudantes e paroquianos. Cada um deve inventar o seu modo de ajudar o próximo. Todo esse trabalho é mais importante pra mim do que para as pessoas que nós atendemos, porque me ajuda no crescimento pessoal, numa visão diferente do mundo, serve como um espelho, o que eu falo volta pra mim. O ‘Andanças’ tem ajudado as pessoas a ver a Polícia de um modo diferente, e todo o trabalho tem uma grande importância para as pessoas que são atendidas”, diz o soldado Reginaldo dos Santos.

Da Secretaria de Segurança Pública