Informações e curiosidades sobre o Rodoanel

O Rodoanel completo – O projeto completo do Rodoanel de São Paulo, quando concluído, circundará a cidade de São Paulo e terá cerca de 170 km de extensão, interligando 10 […]

ter, 30/03/2010 - 14h19 | Do Portal do Governo

O Rodoanel completo

– O projeto completo do Rodoanel de São Paulo, quando concluído, circundará a cidade de São Paulo e terá cerca de 170 km de extensão, interligando 10 rodovias estaduais e federais que chegam à região metropolitana. As 10 rodovias são: Anchieta, Imigrantes, Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias.

– As estimativas de tráfego para 2014, levando em conta que todo o Rodoanel esteja pronto, são 240 mil por dia no Trecho Oeste, 136 mil entre os trechos Sul e Leste e 65 mil, no Trecho Norte.

– O Trecho Leste terá 43,5 km e interligará  as rodovias Henrique Eroles (SP-066), Ayrton Senna (SP-070) e Via Dutra (BR-116). Começará em Ribeirão Pires, no final do Trecho Sul, passando pelos municípios de Mauá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.

– O Trecho Leste teve a Licença Prévia aprovada pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) e deve ter o edital para a construção publicada em abril.

– O Trecho Norte interligará os trechos Leste e Oeste do Rodoanel, ligando a avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, às Rodovias Fernão Dias, Presidente Dutra e Ayrton Senna, passando pelos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo. O projeto do Trecho Norte está em fase de elaboração.

Dados sobre a região metropolitana de São Paulo e o litoral paulista

– A região metropolitana de São Paulo movimenta cerca de 275 milhões de toneladas anuais em produtos (dados de 2008), sendo que 50% apresentam origem ou destino a uma distância acima de 100 km do centro de São Paulo.

– O Porto de Santos recebe cerca de 80 milhões de mercadorias por ano (dados de 2008).

– 56% da riqueza produzida no Estado está na região metropolitana de São Paulo.

– Cerca de 1 milhão de veículos chegam à malha viário da cidade de São Paulo diariamente (dados de 2008).

Outras curiosidades

– Durante as escavações, foram encontradas peças de cerâmicas do século XVIII, enviadas para o Museu de Arqueologia da USP.

– Rodoanel Mário Covas tem “irmãos” espalhados pelo mundo. Em Paris, o anel viário se chama A86. Com 80 km de extensão, contorna toda a cidade e permite fácil comunicação entre seus bairros – especialmente os fora do centro.

– Quase dois anos depois de ter sido redescoberta, a bromélia Tillandsia lienaris, que era considerada extinta, voltou ao seu local de origem. Dos 200 tufos da bromélia (cada um com 10 exemplares da planta) encontrados na frente de obras do Rodoanel Sul, 180 foram realocados em parques da região do Embu.

– Outra espécie rara foi o bambu (Merostachys neesii) encontrado no Parque Bororé. O último registro sobre esta espécie datava de 60 anos atrás.

Sobre a Jacu-Pêssego

– As obras na avenida Jacu-Pêssego, em Mauá, vai ligar o Trecho Sul do Rodoanel com o trecho já ampliado da avenida, chegando às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra.

– Outra vantagem da avenida Jacu Pêssego é que sua ampliação aumentará as vias de acesso dentro da Zona Leste de São Paulo.

– A obra de R$ 1,9 bilhão deve ficar pronta até o final de 2010.

– O projeto para as obras viárias do Complexo Jacu-Pêssego prevê uma via expressa com características de via metropolitana constituída por 3 faixas de rolamento de cada lado, canteiro central de 6 metros, passeio, guia e sarjeta e baias para parada de veículos a cada 1 km.

– O Complexo terá um total de 16,2 quilômetros de extensão: 9,9 km do prolongamento entre a av. Ragueb Chohfi e av. Papa João XXIII (6,7 Km no município de São Paulo e 3,2 km no município de Mauá), incluindo o viaduto Juscelino Kubitschek; duplicação da Papa João XXIII, em Mauá com 3,3 km. Também está prevista a ligação da Jacu Pêssego com a av. dos Estados, em Mauá, com 3 km de extensão.

– Serão 22 obras de arte, entre viadutos, ramos de acesso, passagens superiores e pontilhões.

Da Secretaria dos Transportes