Índice de tratamento de esgotos no ABC deve atingir 30%

No primeiro semestre, foi concluída a interligação de redes ao Sistema de Esgotamento Sanitário

sex, 24/08/2007 - 12h15 | Do Portal do Governo

 Ações da Sabesp realizadas em São Bernardo do Campo   permitirão que o índice de tratamento dos esgotos da cidade salte de 14% para 30% até o fim do ano. As obras ampliarão o volume de esgotos encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgotos ABC (ETE ABC).

No primeiro semestre foi concluída a interligação de redes ao Sistema de Esgotamento Sanitário existente, que possibilitou o acréscimo de 35 milhões de litros de esgotos por mês enviados para tratamento. Neste semestre, os efluentes de importante região industrial do município também seguirão para a ETE ABC.

Serão realizadas obras de interligações e melhorias operacionais nas redes e coletores existentes na Bacia dos Meninos/Tamanduateí – que abrange parte da região norte de São Bernardo. Um exemplo é a despoluição da Sub-bacia/Córrego Bispo César D’accorso. A Sabesp anunciou, também, o início de licitação de R$ 4 milhões para a contratação de obras de melhoria no Sistema de Esgotamento Sanitário das Sub-bacias Curral Grande, Bordado Campo, Ipiranga e Taboão – todas pertencentes à Bacia dos Meninos/Tamanduateí. 

Qualidade de vida – Ao final de todas essas ações, a estimativa é encaminhar mais 312 milhões de litros de esgoto por mês para a ETE, totalizando acréscimo de quase 350 milhões de litros mensais. Para ter idéia, esse volume é maior do que todo o esgoto produzido em uma cidade como Rio Grande da Serra, que tem quase 43 mil habitantes.

Além da melhoria no meio ambiente e da qualidade de vida da população, a iniciativa da Sabesp aprimora a infra-estrutura urbana, o que poderá atrair investimentos para o Grande ABC e contribuir para a criação de empregos.

A ETE ABC está localizada no município de São Paulo, junto à Avenida Almirante Delamare e à margem esquerda do Córrego dos Meninos, na divisa entre São Paulo e São Caetano do Sul. Serve as cidades de Santo André, São Bernardo, Diadema, São Caetano, Mauá e parte da capital. 

Da Agência Imprensa Oficial