Inaugurado prédio da Pós-graduação do Instituto de Zootecnia

Curso de mestrado terá as inscrições abertas para seleção a partir de 3 de novembro

ter, 21/10/2008 - 10h14 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento inaugura, na quinta-feira, 23, às 14 horas, a Ala de Treinamento, onde haverá o curso de Pós-graduação do IZ. Com presença garantida na solenidade, o secretário da Agricultura, João Sampaio, anunciará o lançamento da Pós-graduação e também fará a nomeação do Auditório do IZ.

A Ala de Treinamento e a nomeação do Auditório homenagearão duas personalidades da pesquisa científica – doutor José Vicente Silveira Pedreira e doutor Laércio Melotti –, pesquisadores aposentados do Instituto.

O diretor geral do IZ, Paulo Bardauil Alcântara, fará uma apresentação das características diferenciais do Instituto. “Pensando num futuro promissor, o IZ tem estabelecido diversas diretrizes de trabalho para melhor atender à sociedade, dentre elas o Programa IZ em 20 anos; Hibridação de forrageiras; OGM´s (Organismos Geneticamente modificados); Pós-graduação nível Mestrado; Comitê de Ética em experimentação animal; Grupo de mudanças climáticas; e o Projeto de Olho no Campo”, explica Bardauil.

Também estará presente o coordenador da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), Orlando Melo de Castro, que assumiu recentemente a administração da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos agronegócios.

Mestrado – O curso de pós-graduação no IZ (PG/IZ), ao nível de mestrado – Stricto Sensu – em “Produção Animal Sustentável”, iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2009, com duração média de dois anos. O curso, coordenado pela pesquisadora do IZ, Dra. Keila Maria Roncato, obteve a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC),

O Mestrado em “Produção Animal Sustentável” envolverá três linhas de pesquisa “Seleção para Produção”; “Nutrição e Alimentação”; e “Bem-estar Animal e Segurança Alimentar”.

“O IZ pretende capacitar profissionais na área zootécnica, ao proporcionar conhecimentos com vistas à produtividade, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades”, relata a pesquisadora Maria José Valarini, Pro-reitora da PG IZ.

Ela ressalta ainda que o curso propiciará atuar na formação de recursos humanos especializados com a chancela da CAPES, um órgão de reconhecida competência nacional e internacional  em ensino superior.

“Embora de bases acadêmicas sólidas, a Pós-graduação terá um viés tecnológico, comprometido com o setor produtivo e o meio-ambiente”, afirma a Pró-reitora.

“Esta é mais uma conquista de nossa instituição através de pesquisadores comprometidos com o sucesso e valorização dos projetos de pesquisas desenvolvidos no IZ, que geram tecnologia agropecuária ao produtor rural, alcançando a satisfação do consumidor final – a população –”, destaca o diretor do IZ, Paulo Bardauil Alcântara.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento