Inaugurada estação de monitoramento da qualidade do ar em Piracicaba

A entrega oficial foi feita pelo diretor de Controle de Poluição, Marcelo Minelli

sex, 24/10/2008 - 19h12 | Do Portal do Governo

Na quarta-feira, 23, foi inaugurada em Piracicaba a mais nova estação automática de monitoramento da qualidade do ar operada pela Cetesb. A estação medirá as concentrações de ozônio, óxidos de nitrogênio e partículas inaláveis e está instalada na Fundação Municipal de Ensino – FUMEP, à Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, no bairro Areião. A entrega oficial foi feita pelo diretor de Controle de Poluição, Marcelo Minelli.

A estação de Piracicaba é a oitava das 10 novas unidades de monitoramento do ar previstas no processo de expansão da rede no Interior. Em 2008 já foram entregues as estações de Bauru, de Marília, de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, de Araraquara, de Ribeirão Preto e de Jaú. Até o final do ano, serão inauguradas as duas últimas unidades do projeto inicial de expansão da rede, nos municípios de Araçatuba e de Jundiaí.

A rede automática conta, agora, com 38 estações de monitoramento: 21 na Região Metropolitana de São Paulo, 14 no Interior e três em Cubatão. A ampliação da rede em 30% auxiliará não só na melhoria da informação sobre a qualidade do ar à população, bem como no licenciamento daquelas atividades produtivas que necessitam de avaliações da qualidade do ar, principalmente em áreas já saturadas por poluentes, para obterem as autorizações para poder funcionar.

Marcelo Minelli fez um agradecimento especial ao diretor executivo da FUMEP, Humberto de Campos, pela cessão da área onde foi instalada a nova estação e ao secretário municipal e Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal, que esteve representando o prefeito Barjas Negri, pela disposição do município em assumir o licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto local, a ser formalizado em breve.

Da Cetesb