Imesc inaugura unidade descentralizada no município de Campinas

Novo centro do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo é o 9º do tipo em operação no território paulista

seg, 30/09/2019 - 11h31 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira (26), a população de Campinas, inserida na 4ª Região Administrativa e Judiciária, recebeu a implantação de uma unidade descentralizada do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), autarquia ligada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

O novo centro, destinado à realização de perícias de medicina legal, está localizado na Cidade Judiciária de Campinas (Avenida Francisco Xavier de Arruda Camargo, 300 – Jardim Santana).

Entre os serviços que serão prestados estão perícias DPVAT, verificação de idade, INSS acidentário, securitárias e curatela-interdição (demência senil, sequela de acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, síndrome de Down e sequela de traumatismo encefálico).

Convênio

Com a inauguração, o Imesc passa a ter nove unidades descentralizadas: Campinas, Araçatuba, Bauru, Dracena, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba. De janeiro a setembro deste ano, foram prestados mais de 6,2 mil atendimentos.

O convênio é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Governo do Estado. O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou da cerimônia que marcou o início das atividades na região.

“A iniciativa busca dar celeridade aos processos e facilitar o acesso ao judiciário daqueles que possuem dificuldades de arcar com os custos de locomoção para fazer os exames na sede do Imesc, na capital”, enfatiza. “Trabalhamos para fazer com que o acesso à Justiça seja cada vez mais concreto para a sociedade”, completa o secretário.

Atendimento

O Imesc é o maior centro de realização de perícias nas áreas de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético da América Latina. A autarquia atende todos os cidadãos, em especial aqueles beneficiados pela Assistência Judiciária Gratuita, e os exames são realizados (sem custo para a parte) mediante requisição do Poder Judiciário ou de outra autoridade competente do Estado, para esclarecer as dúvidas em relação ao que se discute em um determinado processo.

Em 2019, já foram realizadas 28.678 perícias, sendo 22.712 de medicina legal e 5.966 exames de DNA.