Idosos ganham Praça de Exercícios e Sala de Leitura

Serra participou da inauguração nesta sexta-feira, 10, no Parque da Água Branca

sex, 10/10/2008 - 14h29 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, 10, os idosos terão à disposição um espaço para prática de exercícios físicos e outro para ler, no Parque Fernando Costa, na Água Branca, na Capital. A Praça de Exercícios e a Sala de Leitura Léia Beigler foram inauguradas pelo governador José Serra, como parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso.

“Graças aos avanços na área da saúde, cada vez mais essa faixa da população aumenta no mundo inteiro, e o Brasil e São Paulo não escapam dessa regra. Por essa razão, é indispensável o empenho de todos na melhoria contínua das condições de vida das pessoas de mais idade. Isso significa melhor atenção á saúde, mais consideração ao idoso, mais respeito a sua dignidade.”

A Praça de Exercícios, com 400 metros quadrados, tem seis estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e da mobilidade física. Os principais equipamentos instalados são rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar. O projeto da praça foi doado ao Fussesp pelo médico nefrologista Egídio Lima Dórea e na sua implantação foram investidos R$ 37 mil, repassados pela Nossa Caixa por meio da Associação dos Amigos do Parque da Água Branca.

A Sala de Leitura Léia Beigler, idealizada pela presidente do Fussesp, Mônica Serra, tem por objetivo a inclusão social do idoso. Implantada no Espaço de Convivência  de Idosos do Fussesp, será exclusiva das pessoas com idade acima de 60 anos. O acervo da Sala já conta com 1.500 livros, doados pela família de Léia Beigler e pelo Banco Daycoval, que também investiu nos equipamentos e implantação da sala.

Essas ações fazem parte de um amplo programa do Governo do Estado voltado para a Terceira Idade. Entre elas destacam-se as oficinas desenvolvidas pelo Fussesp, com a participação de 350 idosos; o Centro de Referência do Idoso (CRI-Zona Leste), modelo de atendimento a idoso no Brasil, que oferece 14 especialidades médicas e 9 assistenciais e promove oficinas de artesanato, aulas de alfabetizaçção e informática, violão; política habitacional de atendimento ao idoso, por meio da CDHU; Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da USP e Unesp; Jogos Regionais do Idoso; Projeto Vivaleite, que atende cerca de 100 mil idosos, com renda mensal inferior a dois salários mínimos.

O Metrô e a CPTM desenvolvem a operação Embarque Preferencial, para facilitar a entrada de idosos nos trens, e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social  repassa, por meio do Convênio Único, recursos para que os municípios executem políticas prioritárias dirigidas ao idoso.

Colaborou Fabíola Autran