Icesp conta com 50 voluntárias no apoio a pacientes com câncer

Grupo atua junto à uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, enfermeiros psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos

qua, 28/08/2013 - 15h52 | Do Portal do Governo

Um grupo de 50 voluntárias executa um trabalho de extrema importância no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Elas acolhem, apoiam, orientam e confortam os pacientes e acompanhantes em todo ambiente hospitalar, no local onde as pessoas estão mais vulneráveis, sabendo que um pequeno gesto pode fazer toda a diferença.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O grupo merece ser lembrado nesta quarta-feira, 28, quando se comemora o Dia Nacional do Voluntariado. As 50 voluntárias se revezam de seis em seis horas, de segunda a sexta-feira. Elas realizam desde o acompanhamento de pacientes oncológicos durante sessões de quimioterapia até a organização de chás-beneficentes, bingos e bazares.

Elas atuam junto à uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, enfermeiros psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos. As voluntárias também realizam ações como doação de material de higiene e lazer, roupas, perucas, próteses, cadeiras de rodas e de banho, braçadeiras, muletas, bengalas e outros materiais.

Em média, 1.200 pessoas são atendidas por mês pelas voluntárias, que também organizam cinco eventos beneficentes ao ano – dois chás, dois bazares e um jantar. Entre as ações sociais, o grupo promove comemoração de datas festivas com distribuição de presentes e oficina de artesanato para pacientes e acompanhantes.

Os voluntários que atuam no Icesp são ligados à Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas. Para fazer parte é necessário entrar em contato pelo telefone (11) 2661-6342, no e-mail voluntarias.avohc@hcnet.usp.br, ou pessoalmente, na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 – Prédio da Administração do HC – térreo. Os candidatos passam por entrevista, treinamento e devem dispor de pelo menos seis horas por semana para o trabalho.

Do Portal do Governo do Estado