Iamspe realiza seminário gratuito sobre esporte para profissionais da área

Seminário abordará benefícios da atividade física no controle de doenças crônicas

qui, 25/02/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) organiza nos dias 5 e 6 de março o 1º Seminário de Medicina do Esporte e Exercício, voltado para profissionais da saúde e educação física. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo (10 de março).

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: inscrições.prevenir@yahoo.com.br. A inscrição é gratuita. O seminário será realizado no Prédio da Administração do Iamspe, localizado à Avenida Ibirapuera, 981 – 6º andar, na Vila Clementino.

Divido em seis módulos, o seminário abordará os benefícios da atividade física no controle de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e fibromialgia, tendo como base um estudo realizado em 2008 com usuários idosos do Iamspe. Médicos nas áreas de cardiologia, clínica médica, endocrinologia, fisiatria, geriatria e ortopedia conduzirão as palestras. 

O seminário é uma iniciativa do Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe (Prevenir), programa iniciado em 1998 que atua com ações educativas para a qualidade de vida de funcionários públicos.

Atividade física para idosos

Em 2008, o Prevenir iniciou um estudo com 94 usuários idosos do Iamspe com idades entre 63 e 88 anos e portadores de doenças crônicas. Eles foram divididos em dois grupos: sedentários e praticantes de exercícios físicos. O objetivo foi verificar o efeito dessa atividade no controle de doenças crônicas.

O resultado apontou que a prática regular de exercício físico reduziu em 30% a chance de ocorrer um agravamento de saúde decorrente de doença crônicas que implicasse em internação, infecção ou aumento do consumo de remédios. 

Segundo o coordenador do estudo, Samir Daher, médico do Iamspe e especialista em Medicina Esportiva, “a atividade física é uma importante possibilidade terapêutica para a diminuição dos sintomas das doenças, oferecendo melhor qualidade de vida ao idoso”. O estudo observou os usuários durante seis meses e os resultados foram obtidos em 2009.

Serviço
I Seminário de Medicina do Esporte e Exercício
Local: Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) – Prédio da Administração
Endereço: Avenida Ibirapuera, nº 981, 6º andar, sala 616 – Vila Clementino, São Paulo – SP.
Inscrições: inscrições.prevenir@yahoo.com.br
Informações: (11) 5088-8749, das 8 às 16 horas
Evento gratuito

Do Iamspe