Iamspe começa terapia inovadora em doenças musculares

Tratamento é indicado quando as sessões de fisioterapia e medicações não resolvem problema

ter, 08/04/2014 - 11h41 | Do Portal do Governo

A inovadora Terapia Extracorpórea de Ondas de Choque Radiais, que trata doenças músculo-esqueléticas, como as dores musculares, as tendinites, as bursites e as artroses de joelhos acaba de ser adquirida pelo Iamspe, que passa ser uma das poucas instituições a ter esse tipo de tratamento e a terceira do Governo do Estado.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O tratamento de alta tecnologia, com indicações precisas é um grande passo no tratamento das doenças que comprometem nervos, músculos, tendões e também ossos, porque acelera a recuperação, evita o uso de anti-inflamatórios e alta taxa de sucesso em três sessões.O aparelho trabalha com pequenos choques de pressão no local da dor, melhora a circulação local, estimula a formação de novos vasos sanguíneos e modifica o ambiente inflamatório que causa a dor.

A terapia é indicada quando as sessões de fisioterapia e as medicações não resolvem o problema, quando a cirurgia não for possível ou quando esgotarem opções de tratamento para o caso. As contra-indicações para o tratamento por Ondas de Choque são a gestação, as doenças infecciosas ou oncológicas locais, a convulsão, o uso de anticoagulantes ou de marcapasso. Crianças e adolescentes não podem se submeter ao tratamento por estarem em fase de crescimento

As afecções músculo-esqueléticas são a principal causa de afastamento de trabalhadores e é uma queixa frequente no atendimento de pronto-socorro. Para avaliar a indicação para o tratamento, o paciente deve agendar uma consulta com a equipe de médicos fisiatras do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSPE.

Do Portal do Governo do Estado