Hospital Estadual de Botucatu contará com novos leitos obstétricos

Nova maternidade no interior do Estado de SP será destinada a serviços ligados aos partos de menor complexidade

qua, 12/12/2018 - 13h47 | Do Portal do Governo

Por meio do investimento da Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Estadual de Botucatu, no interior paulista, terá um novo serviço voltado às gestantes da região. As futuras mamãe terão à disposição uma nova maternidade para partos de menor complexidade, com administração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Botucatu (HCFMB), ligados à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Vale destacar que a pasta repassará R$ 6 milhões para a abertura de 20 leitos obstétricos no hospital, unidade de baixa e média complexidade. De acordo com a Secretaria da Saúde, a expectativa é de que as atividades sejam iniciadas ainda neste mês.

“A novidade indica que estamos no caminho certo, buscando parcerias e contando com o apoio de todos. Trata-se de uma conquista que chega como um presente, perto do período natalino”, salienta o superintendente do HCFMB, André Balbi.

O Hospital Estadual de Botucatu possui 80 leitos instalados. Entre eles, estão os 20 novos leitos destinados ao atendimento de gestações de menor complexidade. A estimativa é que o serviço realize cerca de 120 partos mensalmente, quando definitivamente instalado.

“Serão atendidas gestantes de baixo risco. Assim, os casos de alta complexidade ficam para o Hospital das Clínicas. Trata-se de um reforço importante para a assistência”, explica o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Antonio Rugolo Junior.

Referência

É importante frisar que a inciativa contribuirá para a otimização aproximada de 60% da maternidade do Hospital das Clínicas, que continuará a ser uma referência regional para gestação de alto risco, com 29 leitos pelo SUS e cerca de 200 partos mensais.

O Governo do Estado também investe R$ 1,7 milhão para ampliar a UTI neonatal do Hospital das Clínicas, com foco no aprimoramento do atendimento de alta complexidade. Por meio da reforma, o setor passará a ter 20 leitos, ampliação de 33% da capacidade instalada. A UTI neo é referência no atendimento aos recém-nascidos em situação clínica grave, que recebem atendimento especializado até a alta hospitalar.

O Hospital das Clínicas representa a maior instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região, com 500 leitos, incluindo unidades clínicas e cirúrgicas, além de leitos de obstetrícia, pediatria e UTIs adulto, pediátrica e neonatal.

O local é referência em assistência multiprofissional de alta complexidade para uma população de quase dois milhões de pessoas, dos 68 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru.