Hospital do Servidor precisa de doadores de sangue

Cada doação pode salvar até quatro vidas

sex, 24/07/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os números são alarmantes. O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual tem apenas 19 bolsas com 450 ml de hemocomponentes (sangue, plasma, plaquetas etc) – suficiente para apenas um dia de atividade. O estoque mínimo é de 60 bolsas.

“Se as doações continuarem assim, só serão mantidos os serviços de urgência”, alerta Fábio Lima, diretor do Banco de Sangue, que faz um apelo para que as pessoas doem sangue. No inverno, as doações caem, em média, 30%. É que com o frio as pessoas tendem a ficar mais em casa e, muitas vezes, menos motivadas para doar.

Quem pode doar

Pessoas saudáveis, com idade entre 18 e 65 anos, que dormiram bem durante a noite, tem peso igual ou superior a 50 quilos, podem doar. É necessário também estar alimentado e apresentar um documento de identidade. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

O voluntário passa por uma entrevista, medição da pressão e teste de anemia. O sangue doado é submetido a exames sorológicos. É feita também a tipagem sangüínea. Todo material utilizado é estéril e descartável. Doar não afina e nem engrossa o sangue. 

Não podem doar pessoas que estejam gripadas, com febre ou qualquer outro tipo de infecção. O mesmo se aplica aos usuários de drogas e pessoas alcoolizadas.

Serviço
Endereço: rua Pedro de Toledo, 1.800
Horário de funcionamento: de segunda a sábados e feriados das 7h30 às 17 horas
Não funciona aos domingos
Para obter mais informações, ligue para 5088-8249