Hospital do Servidor aumenta em 35% oferta de exames de imagem

Digitalização melhora qualidade do resultado, evitando repetição de exames

ter, 21/10/2008 - 19h03 | Do Portal do Governo

Mudanças no setor de radiologia aumentaram em 35% o número de exames de imagem feitos no Hospital do Servidor Público Estadual. A digitalização dos exames, a chegada de dois novos aparelhos de ultra-som de última geração e de mais um tomógrafo neste segundo semestre, além da readequação do quadro de funcionários permitiu que o volume de procedimentos realizados por mês passasse da média de 17 mil para aproximadamente 23 mil.

A principal novidade em modernização, a digitalização dos exames de imagem, trouxe vários benefícios tanto para o paciente como para o médico. A qualidade da imagem digital facilita o diagnóstico e evita repetição de procedimentos já que é possível corrigir, por exemplo, distorções de contraste pelo computador, antes da impressão dos filmes.

Outra vantagem para os servidores é a redução de exposição à radiação. Segundo o médico Aldemir Humberto Soares, diretor do Serviço de Radiologia, essa redução é muito importante porque as pessoas estão vivendo mais e, certamente, terão de realizar mais exames de imagens durante a sua vida. A exposição excessiva à radiação pode provocar queimaduras, esterilidade temporária, além de aumentar a chance de a pessoa ter câncer.

No caso dos médicos, além de o exame oferecer melhor qualidade para diagnóstico, ele fica armazenado no banco de dados do hospital e pode ser usado como comparação com exames anteriores ou mesmo posteriores, caso de mamografias, em que o acompanhamento é anual.

A iniciativa faz parte do Programa de Modernização do Iamspe (PMI) e é uma das medidas que vem sendo adotadas pelo superintendente do Iamspe, Latif Abrão Júnior, para a melhoria do atendimento aos servidores, prevista no Acordo de Resultados assinado em julho com a Secretaria de Gestão Pública.

O acordo viabilizou o repasse de R$ 250 milhões ao Iamspe até 2010 mediante o cumprimento de metas que incluem a expansão da rede no Interior, processo já iniciado com o credenciamento de médicos para atender servidores e dependentes direto nos consultórios em 188 municípios do Estado.

Da Secretaria de Gestão Pública