Hospital do Coração certifica 11 empresas com selo contra tabaco

Premiação reconhece corporações paulistas que baniram o cigarro antes da lei entrar em vigor

ter, 07/07/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Um mês antes de começar a vigorar a Lei Antifumo, onze empresas paulistas receberam o selo de Ambiente Livre de Tabaco no Hospital do Coração (HCor). A certificação é o reconhecimento a empresas que extinguiram definitivamente a fumaça das suas dependências. O prêmio é concedido pela Secretaria da Saúde, por meio do Comitê Estadual para a Promoção de Ambientes Livres de Tabaco (Cepalt).

O selo na categoria ouro, que prevê a extinção completa de fumódromos e a oferta de tratamentos para funcionários fumantes, foi entregue ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), o 2º Batalhão de Polícia Ambiental de Birigui, a Rodovisa Transportes, Seguros Unimed, Pró-teste, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Grupo Chahin e o Centro Integrado de Saúde de Sumaré.

Na categoria prata (quando a empresa possui ambiente livre do tabaco, com tratamento para fumantes e presença de fumódromo), foram contempladas as empresas Volkswagen de São Carlos e duas unidades da Comgás. “Mais do que fazer uma lei, mais do que instituir punição, mais do que ser reativo, é preciso, antes de tudo, dar bom exemplo”, afirmou o Comandante do 2o Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel Gilmar Ogawa.

Criado em agosto de 2007, por iniciativa do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) da Secretaria da Saúde, o selo é uma forma de reconhecimento às empresas que se antecipam à Lei Antifumo Paulista e adotaram a proibição do cigarro em suas dependências. As empresas também devem proteger a saúde dos funcionários – fumantes ou não. Com a sanção da lei, em maio de 2009, as regras para a concessão do selo foram modificadas.

As empresas que, além de instituírem ambientes 100% livres do tabaco, incluindo áreas abertas, desenvolverem políticas de conscientização dos empregados fumantes e custearem tratamentos ou divulgarem locais para tratamento podem receber o selo ouro. O selo prata será concedido às empresas que, além de cumprirem a lei paulista e eliminarem o fumódromo interno, possuírem políticas de conscientização de empregados fumantes ou custearem tratamento ou divulgarem locais para tratamento. Até agora, 76 empresas paulistas já receberam o selo Ambiente Livre de Tabaco, entre elas o Hospital do Coração.

“É gratificante ver agentes disseminados em todo o Estado. Somos aproximadamente 40 milhões de habitantes e é muito bom saber que nesse meio existem pessoas que entenderam a importância de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores das empresas, que entenderam que a fumaça é prejudicial à saúde”, afirmou a secretária executiva do Cepalt, Luizemir Lago.

Da Imprensa Oficial