Hospital das Clínicas tem novo Centro de Oncologia

O número de atendimentos oncológicos deverá passar dos atuais 2 mil para 3.500 no centro inaugurado pelo governador Lembo

qui, 29/06/2006 - 22h03 | Do Portal do Governo

O novo Centro de Oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi inaugurado na noite desta quinta-feira, dia 29. O evento contou com a participação do governador Cláudio Lembo, que visitou as dependências do centro.

O número de atendimento será ampliado, a qualidade dos serviços intensificada e todos os procedimentos estarão concentrados em um único local beneficiando os pacientes que necessitam de atendimento.

O governador Cláudio Lembo destacou a estrutura física do novo Centro de Oncologia que funcionará dentro do maior complexo hospitalar da América Latina. “Quem chega aqui deprimido por causa da doença, vai encontrar um ambiente muito agradável e leve”, disse ele.

O número de atendimentos oncológicos deverá passar dos atuais 2 mil para 3.500. O número de sessões de quimioterapia também terá um salto importante: de 1.700 para 3 mil por mês. O paciente poderá optar se deseja fazer as sessões em salas individuais ou coletivas.

Além disso, a quantidade de novos pacientes, por mês, passará de 170 para 250. Já o número de leitos será ampliado de 6 para 20 e, também haverá o dobro de consultórios exclusivos para o atendimento ao paciente com câncer.

Giovanni Guido Cerri, diretor da Faculdade de Medicina da USP, informou que no centro irão atuar 20 médicos, mas esse número pode aumentar. “Aqui serão atendidos todos os tipos de câncer, pois os casos tratados pelas diversas especialidades do Hospital agora serão centralizados nesse centro”, explicou Cerri. Para ele, a nova estrutura tem uma visão mais humanista e trará mais conforto para os pacientes.

Outro setor importante é o de manipulação de remédios para quimioterapia, que, além de seguir normas rígidas de segurança, contará com um ambiente amplo e moderno.

O investimento no novo prédio foi de R$ 7,2 milhões. São três andares, distribuídos por 2,5 mil metros quadrados, de arquitetura moderna e inspirada no conceito de humanismo e bem-estar, com cores e detalhes arrojados, amplos espaços para circulação e convivência, total aproveitamento da luz natural e mobiliário planejado para atender as necessidades da área e dos pacientes que serão atendidos nesse espaço.

O projeto arquitetônico preocupou-se também em preservar a árvore centenária Fícus Benjamin, planta exótica, originária do continente asiático, usada na extração de resina e produção de incenso, que teve o seu habitat valorizado com um jardim de inverno.

De acordo com o secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, os pacientes com câncer eram tratados nas diferentes unidades do Hospital das Clínicas, como Instituto Central e Prédio dos Ambulatórios. “Esse novo instituto reúne todos esses pacientes num mesmo local, com uma moderna estrutura e equipamentos”, ressaltou o secretário.

Segundo ele, o início do atendimento já acontece na próxima semana, com a chegada dos pacientes e o “centro vai ampliando o atendimento gradativamente”.

Ele informou ainda, que com a inauguração do Instituto da Mulher, no início do próximo ano, haverá 250 novos leitos para internação de pacientes oncológicos

O câncer ocupa a segunda posição entres as causas de morbidade no Brasil e, no Estado de São Paulo, a situação também não é diferente: em mulheres é a segunda maior causa e nos homens o terceiro maior grupo de óbitos.

Carlos Prado