Hospital das Clínicas de Botucatu recebe curso sobre endoscopia terapêutica

Unidade vinculada à Universidade Estadual Paulista foi palco de atividades teóricas e treinamentos em diversos temas

ter, 03/09/2019 - 19h22 | Do Portal do Governo

O anfiteatro da Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), sediou na última sexta-feira (30) a primeira parte do Curso Teórico/HandsOn de Endoscopia Terapêutica.

Vale destacar que o evento foi organizado pelo Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica do HCFMB e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas, que teve apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual de São Paulo (SOBED-SP).

O chefe de gabinete do hospital, José Carlos Souza Trindade Filho, salientou a importância da realização do evento no local. “Sabemos da dificuldade que é receber um curso HandsOn [aprender fazendo]. É por isso que estamos lisonjeados em receber os participantes do treinamento”, disse.

O chefe do Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica, Cássio Vieira de Oliveira, agradeceu a todos os envolvidos no evento. “Ficamos agradecidos por termos sido lembrados para a realização do curso. É muito importante essa aproximação dos endoscopistas do interior para poder proporcionar um atendimento melhor ao seu paciente”, enfatizou.

Temas

Durante o evento, os palestrantes abordaram diversos assuntos, como musectomia, polipectomia e gastrostomia endoscópicas, entre outros. Eles apresentaram técnicas, indicações e condutas que devem ser tomadas em cada caso. A programação incluiu uma discussão sobre os temas destacados ao longo do curso.

No sábado (31), os participantes estiveram em um módulo prático do treinamento, realizado no Laboratório Experimental da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex), da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Unesp.

Os procedimentos foram realizados simultaneamente em seis estações. Na Estação 1, o tema foi Hemostasia: clipes, plasma de argônio e ligadura elástica; Estação 2: Mucosectomia; Estação 3: Gastrostomia Endoscópica; Estação 4: Hemospray – clipes; Estação 5: Próteses Auto-Expansivas; Estação 6: Dilatação de Estenoses.