Hospital das Clínicas de Botucatu promove congresso sobre acupuntura e homeopatia

Evento na unidade de saúde ligada à Universidade Estadual Paulista contou com a participação de vários especialistas da área

qua, 20/11/2019 - 18h49 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/HCFMB

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebeu o II Congresso Médico Acadêmico de Acupuntura e Homeopatia, realizado no dia 8 de novembro.

O evento foi organizado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Unesp, pelo Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas e pelo Serviço de Acupuntura e Homeopatia do HC.

A mesa de abertura foi composta pelo superintendente do HCFMB, André Balbi, pela diretora da FMB, Maria Cristina Pereira Lima e pelas coordenadoras do congresso, Renata Lemonica e Maria Doris Bedoya Henao.

“Falar abertamente sobre acupuntura e homeopatia seria inimaginável alguns anos atrás. É uma abertura progressiva, recente, mas muito ampla. Os profissionais de saúde vêm se mostrando cada vez mais interessados em saber sobre essas práticas integrativas”, destacou Renata Lemonica, que agradeceu a todos os presentes e disse ser uma satisfação pessoal poder tratar dessas áreas da Medicina.

Alternativas

Maria Doris Bedoya Henao abordou a concretização de um sonho ao realizar o evento. “Hoje, vemos que a acupuntura e a homeopatia são acolhidas pela ciência, sobretudo com grandes trabalhos. Estamos à disposição para esclarecer qualquer assunto dentro da área”, salientou.

A professora Maria Cristina Pereira Lima, diretora da FMB, lembrou que, quando ainda era estudante de Medicina, práticas como a acupuntura e a homeopatia eram consideradas alternativas. “Agora, como diretora, agradeço pela oportunidade de os alunos poderem debater de forma mais ordenada e sistemática esses temas”, ressaltou.

André Balbi, superintendente do HCFMB, citou a importância do serviço e de práticas integrativas para o hospital e a faculdade. “Esses são temas diferentes. E, como somos um hospital referência, precisamos de ações diferentes, de atividades complementares”, afirmou.

Avanços

Após a mesa de abertura, a pianista e musicoterapeuta Cristina Andreatti promoveu uma apresentação de músicas clássicas. No congresso, Renata Lemonica apresentou um histórico do Departamento de Homeopatia do HCFMB, a área de atuação e perfil dos pacientes, avanços e panorama da homeopatia no Brasil e no mundo.

“Temos um trabalho de mais de 20 anos dentro do HC e que também desponta no cenário brasileiro. Existem poucos serviços como o nosso e com todo esse espaço para divulgar o conhecimento acadêmico”, completou.

Já Maria Doris Bedoya Henao contou parte da trajetória profissional, da importância da disciplina e citou o aumento progressivo do interesse dos estudantes da graduação e da pós-graduação em assuntos como a acupuntura e a homeopatia.

“A pesquisa também cresce, principalmente o número de pacientes aderindo a esses tratamentos, que possuem menos efeitos colaterais e um custo mais baixo”, finaliza.