Hospital das Clínicas de Botucatu lança manual de orientação sobre SUS

Publicação da unidade orientará os serviços sobre os compromissos e as metas específicas para assistência ao paciente

qui, 30/08/2018 - 8h29 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresentou, na última quinta-feira (23), o manual de contratualização do Sistema Único de Saúde (SUS), elaborado pelos Núcleos de Produção e de Faturamento do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde.

Vale destacar que a publicação orientará os serviços sobre os compromissos e metas específicas para assistência ao paciente do SUS. Uma cópia do manual foi entregue a cada um dos presentes na solenidade.

Em apresentação, a diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Maria Regina Pires Uliana, abordou as principais características da obra, como as metas do HCFMB no contrato SUS, um glossário de termos importantes, o tipo de atendimento a ser prestado e o grupo de municípios de referência dos serviços internos do hospital que possuem pactuações específicas.

“Foram cerca de seis meses de trabalho para elaborar este conteúdo, que tem o objetivo de conscientizar a equipe médica sobre os compromissos e metas que temos com o SUS, a importância de sermos responsáveis por uma parcela da população e para que os profissionais se orientem quanto ao funcionamento da assistência”, ressalta.

Pesquisa

Já o chefe de gabinete do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, e a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Érika Ortolan, parabenizaram toda a equipe pelo material. “O desenvolvimento deste manual tem o objetivo de sanar dúvidas que todo mundo tem sobre o contrato SUS, sendo uma fonte de pesquisa rápida para as especialidades”, afirma Érika Ortolan.

Além da versão impressa, o conteúdo já está disponível na página inicial do Sistema HCFMB. “Pretendemos, no próximo ano, elaborar um segundo manual nos mesmos moldes, voltado para as equipes multiprofissionais, além do Laboratório Clínico e do Hemocentro”, acrescenta Maria Regina Pires Uliana.