Hospital Centrinho em Bauru completa 52 anos

Processo de reabilitação integral e a humanização no atendimento são características do Hospital e se destacam até os dias atuais

qua, 26/06/2019 - 10h26 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP completa 52 anos de atuação. A Instituição pública de prestação de serviços à sociedade, ensino e pesquisa, é mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios.

Fundado em 1967 – a partir de pesquisa realizada por professores da FOB-USP que identificou a incidência de fissura labiopalatina em uma a cada 650 crianças nascidas –, o HRAC é pioneiro em suas áreas de atuação e considerado centro de referência no tratamento das anomalias craniofaciais congênitas, síndromes associadas e deficiências auditivas, com assistência disponibilizada via SUS.

O trabalho interdisciplinar da equipe, o processo de reabilitação integral e a humanização no atendimento ao paciente são características marcaram a atuação do Hospital e se destacam até os dias atuais.

Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o HRAC é também um importante núcleo de geração e difusão do conhecimento e inovações. Oferece programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) único no país e no mundo, além de cursos lato sensu e de extensão (residências médicas e multiprofissionais, especializações e práticas profissionalizantes), todos gratuitos. Diversos convênios de cooperação e mobilidade acadêmica com instituições de ensino do Brasil e do exterior reforçam sua vocação científica e para a internacionalização.

Desde sua fundação, já foram registrados mais de 115.000 pacientes matriculados no total, e já formou mais de 1.500 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária.

A excelência do trabalho realizado pelo HRAC já foi reconhecida, historicamente, por diversos prêmios e certificações, concedidos por órgãos de renome do Brasil e do exterior. Essas premiações são importantes porque apontam a qualidade dos serviços prestados, o nível do ensino e pesquisa, instalações e infraestrutura, humanização, além de aspectos como inovação e gestão. Prêmio Melhores Hospitais do Estado, Olimpíada USP de Inovação, Prêmio Tese Destaque USP e Prêmio Saúde Editora Abril são algumas das premiações que o HRAC ou membros de sua equipe tiveram destaque nos últimos anos.

De acordo com o superintendente, Carlos Ferreira dos Santos, “não podemos deixar de mencionar e agradecer aos nossos pacientes e seus familiares, pela entrega e esforços para a reabilitação e pela confiança no trabalho aqui desenvolvido”, acrescenta.

Definição do perfil assistencial

Um avanço importante para o HRAC/Centrinho foi a definição do perfil assistencial do futuro Hospital das Clínicas, que será uma nova unidade hospitalar da Secretaria da Saúde em Bauru, concebida para manter e fortalecer o trabalho já realizado pelo Hospital e complementar as necessidades dos 68 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS-6).

“As especialidades e serviços serão definidos conjuntamente com o DRS-6 e os demais hospitais da SES-SP em Bauru, em um desenho maior que visa a formação de um complexo hospitalar para otimização de insumos e equipes, além de preservar e potencializar a excelência do HRAC, que será incorporada ao Hospital das Clínicas”, afirma o superintendente.