HGP investe R$ 7 milhões na criação de 31 novos leitos

O projeto prevê a construção de um novo prédio interligado com o antigo

seg, 21/05/2007 - 18h21 | Do Portal do Governo

No segundo semestre de 2007, o Hospital Geral de Pedreira (HGP) – da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – irá oferecer 31 novos leitos aos usuários do SUS. Na Clínica Pediátrica, serão criados 14: sete de Enfermaria, seis de semi-intensiva e um de UTI. Outros sete leitos serão criados na UTI Adulto e, por último, 10 novos leitos nas Enfermarias de Ortopedia e da Clínica Médica.

O projeto prevê a construção de um novo prédio interligado com o antigo. Nesta primeira fase, serão construídos dois andares que irão totalizar cerca de 1 mil m2. A segunda etapa, prevista para 2008, prevê a criação de outros dois andares e a abertura de 34 novos leitos. As obras tiveram início em abril.

O diretor executivo do HGP, Cid de Oliveira, explica que o projeto surgiu a partir do aumento da demanda por atendimento. “Nos últimos cinco anos, a demanda da população da região por atendimento cresceu, em média, 18% ao ano. No mesmo período, mantivemos as taxas ocupacionais médias acima de 85% ao mês”.

Para a execução da primeira fase, serão investidos R$ 7 milhões, incluindo obras, equipamentos, recursos humanos e outras despesas. Os 31 novos leitos representam um crescimento de 13% no atendimento.

Responsabilidade ambiental

O projeto prevê a separação hidráulica entre a tubulação do prédio e as caixas acopladas dos vasos sanitários (descargas). Estas serão abastecidas com água de reuso ou pluviais. Cid de Oliveira explica que será feito um sistema de captação e tratamento das águas pluviais que serão utilizadas não apenas para descarga, mas também para lavagem do pátio e jardinagem.

“Dentro da política de Gestão Integrada do HGP, aproveitar água de reuso para finalidades não potáveis é uma ação que visa atender as normas de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social”, conclui.