HC tem centro especializado para tratamento neurológico

Centro oferece assistência multidisciplinar em cada fase da evolução do processo de demência

ter, 09/02/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

As pessoas com suspeita de declínio cognitivo (demência) têm atendimento diferenciado no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. O Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (Ceredic) oferece assistência multidisciplinar em cada fase da evolução do processo de demência. Neurologistas, geriatras, psiquiatras e outros profissionais avaliam os casos, em conjunto, de forma aprofundada.

“Quanto mais cedo a doença for identificada, mais tempo o paciente manterá as suas funções cognitivas preservadas”, explica o coordenador e idealizador do Ceredic, Ricardo Nitrini. O diagnóstico precoce poderá garantir aos pacientes uma vida mais longa e com mais qualidade. O atendimento acontece num único local para facilitar, inclusive, a locomoção do paciente.

A demência atinge cerca de 5% da população, com mais de 60 anos de idade. A doença Alzheimer é a mais frequente. O paciente apresenta declínio de memória, alterações de comportamento, sofre de desorientação espacial e apresenta dificuldade para realizar tarefas simples, como se alimentar ou se vestir. Nos estágios mais avançados, não reconhece os familiares e nem os amigos. Com o tempo, perde até a identidade.

Em seis anos de funcionamento, o Ceredic já atendeu mais de 6.000 pacientes encaminhados pelas unidades de Geriatria, Neurologia e Psiquiatria do HC. Ali os pacientes têm atendimento médico, avaliação neuropsicológica e fonoaudiológica. Todos os casos são discutidos em reuniões semanais e o tratamento é programado de acordo com cada caso. A assistência acontece de segunda à sexta-feira, no período da manhã.

Na fase inicial da doença, os pacientes são submetidos a avaliações neuropsicológicas e exames de neuroimagem, principais instrumentos para o diagnóstico. Nas fases intermediárias predominam as técnicas de reabilitação, as táticas de readaptação e os psicofármacos. Na fase avançada, o tratamento é voltado a co-morbidades comuns em pacientes com afecções crônicas debilitantes e aos cuidados de enfermagem.

Em paralelo à assistência, o Ceredic se dedica a pesquisa e a formação de médicos e de profissionais de saúde.  O Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos funciona na Rua Arruda Alvim, 206, no bairro de Cerqueira Cesar, na Capital.

Do Hospital das Clínicas