HC lança cartilha para orientar pacientes e familiares sobre seus direitos e benefícios

Publicação tem 35 páginas e linguagem simples; distribuição é gratuita

sáb, 06/02/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

“Conheça os seus Direitos e Benefícios” é tema da cartilha que o Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, acaba de publicar para tirar dúvidas de pacientes e familiares.

Com 35 páginas e linguagem de fácil entendimento, a cartilha traz informações sobre auxílio-acidente, auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por invalidez e transporte para gestante, entre outras dicas que poderão garantir aos pacientes o direito aos benefícios, explica o diretor-executivo do hospital, Carlos Suslik.

O Instituto Central do HC atende, em média, 400 casos de urgência e emergência por dia no pronto-socorro. São vítimas de acidentes automobilísticos, quedas, ferimentos por arma de fogo e outros casos que exigem internações, com consequente afastamento do trabalho e, até mesmo, aposentadoria por invalidez. No tratamento ambulatorial, são mais 999 mil consultas por ano.

A cartilha também aborda questões sobre saques das quotas do PIS/Pasep e do Fundo de Garantia, em caso de doença, locomoção gratuita para tratamento, isenções de impostos, inclusive para aquisição de veículos adaptados,  dispensa de rodízio municipal de automóveis, tratamento fora do domicílio e isenção funerária para familiares de doadores de órgãos.

A publicação foi produzida pela Divisão de Serviço Social Médico do Instituto Central para suprir às necessidades dos pacientes, familiares e colaboradores. A distribuição é gratuita.

Do Hospital das Clínicas