HC de Botucatu unifica UTIs para aperfeiçoar atendimento

Fusão de unidades central e do PS visa melhorar o tratamento intensivo de adultos

sex, 30/07/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A UTI do Pronto-Socorro e a UTI Central do Hospital das Clínicas (HC), câmpus de Botucatu, terão uma estrutura única, com a fusão das equipes e o uso conjunto de equipamentos no novo complexo de tratamento intensivo de adultos. A UTI Central tem atualmente 15 leitos, com taxa de ocupação de 95%. A UTI do PS tem nove leitos e a mesma média de ocupação.

O anúncio da integração foi feito pelo superintendente do HC, professor Emílio Curcelli, e pelo diretor clínico do hospital, André Luís Balbi, em reunião realizada no Anfiteatro da Patologia com funcionários e chefes dos serviços envolvidos. O Complexo UTI Adulto funcionará a partir da unificação das equipes e do compartilhamento de equipamentos e de infra-estrutura das duas antigas UTIs.

A alteração será colocada em prática de modo gradativo, conforme a direção do hospital. A unificação foi a maneira encontrada para mimimizar os problemas do serviço e fortalecer a estrutura da UTI, explica Curcelli.  “A união dos esforços gera melhorias para todos. Propusemos essa mudança pensando em um crescimento ordenado e com qualidade no atendimento à população.”

Para Balbi, a unificação se justifica pela necessidade de otimização de recursos materiais e humanos, pela integração dos serviços médicos por meio de protocolos únicos e pela busca da melhoria no atendimento ao paciente que procura o hospital. “O corpo clínico do HC precisa de uma UTI cada vez mais forte e atuante e é nesse sentido que estamos trabalhando”, diz ele.

Da Unesp