HC da Unicamp inaugura núcleo da rede de telemedicina

Objetivo é promover a integração das atividades de telessaúde existentes no País

sex, 31/07/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC/Unicamp) inaugurou nesta sexta-feira, 31, o seu núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A Unicamp é a 25ª instituição a inaugurar um núcleo da Rute, projeto que tem como um de seus principais objetivos promover a integração das atividades de telessaúde existentes no País. 

O núcleo está equipado com tecnologias de última geração. Ele ocupa uma área total de 300 metros quadrados com um salão principal climatizado para 30 pessoas, duas salas para teleconsulta equipadas com micro e webcam, TVs plasma de 50 polegadas, equipamento de vídeoconferência multipontos, câmeras e projetores de alta definição. Todos os AMES vinculados a Unicamp irão dispor de salas de teleconsulta.

Segundo o professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva, coordenador do Núcleo de Tele-Saúde da FCM, a Rute é formada atualmente por 132 instituições-membro distribuídas em todos os estados brasileiros, que interagem entre si e com outras instituições no Brasil e no exterior. “Os objetivos da rede são muitos, mas o principal é proporcionar atividades de pesquisa, educação continuada (aulas e conferências) e assistência médica à distancia dentro do país ou mesmo de vários países do mundo”, ressalta Nolasco.

A Rute contribui tanto para a melhoria na qualificação dos profissionais, por meio do desenvolvimento de inovações na área de educação em saúde, quanto no atendimento aos pacientes, por meio de diagnósticos à distância e pedidos de segunda opinião. A infraestrutura também tem impacto na pesquisa colaborativa entre seus participantes e parceiros, contribuindo no aperfeiçoamento da qualidade dos processos de diagnóstico e no estudo de formas de avaliação do atendimento médico.

Um exemplo da integração promovida pela Rute são os SIGs (Special Interest Groups, na sigla em inglês, ou Grupos de Interesse Especial), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências para debater assuntos específicos. Além dos debates e discussões de caso, alguns SIGs também realizam diagnósticos e aulas à distância.

Atualmente existem 18 SIGs, que atuam em áreas como Enfermagem, Oftalmologia e Dermatologia, entre outras. A partir de agora, o Hospital de Clínicas também participará desta atividade – está inscrito nos SIGs Saúde de Crianças e Adolescentes e Padrões para Telemedicina. Além disto, o HC já participa atualmente da Netgastro, curso continuado à distância de Gastroenterologia e Cirurgia Geral oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), também integrante da Rute.

Da Unicamp