HC alerta população no Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral

Doença é a principal causa de mortes e incapacidades no Brasil

qui, 28/10/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Clínica de Neurologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, orienta a população sobre os cuidados necessários para se prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC) nesta sexta-feira, 29. Nessa data é comemorado o Dia Mundial do Combate ao AVC. No Brasil, a doença é a primeira causa de morte e incapacidades . No mundo é a segunda causa de morte. Cerca de seis milhões de pessoas morrem por ano vítimas do AVC.

Das 10 às 12 horas, os médicos irão abordar os fatores de risco (pressão alta, diabetes, obesidade, arritmias cardíacas, colesterol elevado, sedentarismo, fumo e alcoolismo), estimular a vida saudável e mostrar os sinais de alerta de um AVC para um rápido socorro. Também haverá distribuição de materiais educativos para maior conscientização do público.

Segundo a neurologista Dra. Adriana Conforto, coordenadora da campanha no HC, o indivíduo deverá procurar ajuda quando sentir formigamento ou fraqueza em um dos lados do corpo, súbita dificuldade para falar, súbita dificuldade em enxergar, súbita dificuldade em andar ou perda de equilíbrio, súbita dor de cabeça muito forte, sem uma causa aparente e vertigem (sensação de tudo virar). O tempo é primordial para a sobrevivência e recuperação do paciente.

As ações acontecerão no Prédio dos Ambulatórios, por onde circulam diariamente mais de dez mil pessoas (Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à estação do Metrô Clínicas).

A doença 

O AVC ocorre em qualquer idade. Popularmente chamado de derrame cerebral, a doença é caracterizada pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.

A sequela mais comum é a paralisia completa de um lado do corpo ou a fraqueza. Também pode causar problemas cognitivos.

Do Hospital das Clínicas