Hanseníase é tema de ação social nas estações Sacomã e Vila Prudente

Passageiros da Linha 2-Verde, do Metrô de São Paulo, poderão esclarecer dúvidas sobre a doença com profissionais da saúde

qua, 29/01/2020 - 15h36 | Do Portal do Governo

Uma das causas de manchas na pele pode ser a hanseníase, doença infectocontagiosa que atinge pele e nervos. Como parte do “Janeiro Roxo”, mês dedicado à prevenção e ao combate da doença, uma ação educativa será realizada nas estações Sacomã e Vila Prudente, da Linha 2-Verde, do Metrô, na próxima quinta-feira (30), das 9h às 16h.

Os passageiros receberão materiais informativos, orientações de profissionais de saúde e, em casos suspeitos, serão encaminhados para avaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com o apoio do Metrô, a iniciativa é proposta pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2018, foram registrados 26.875 novos casos de hanseníase no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença tem cura e é transmitida pelo ar, somente por pessoas infectadas que não fazem o tratamento, já que o início da medicação impossibilita o contágio.

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, com diminuição de sensibilidade ao toque, à dor, ao calor e ao frio são os principais indícios da hanseníase, que deixa sequelas se for ignorada.