Habitação se reúne com moradores dos bairros-cota

Encontro teve como objetivo falar das formas de atendimento habitacional que serão oferecidas às famílias que vivem em áreas de risco ou preservação a

ter, 29/05/2007 - 20h20 | Do Portal do Governo

Técnicos da Secretaria de Estado da Habitação e da prefeitura de Cubatão estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 28, com lideranças comunitárias dos bairros-cota e dos núcleos Água Fria, Pilões e Vila Esperança, no município de Cubatão. O objetivo da reunião foi esclarecer aos moradores dessas áreas as ações de atendimento habitacional que serão realizadas na região, por meio do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

O encontro foi realizado no auditório do Senai e contou com as presenças dos assessores especiais do governo estadual, Rubens Lara e Capitão Eliseu Eclair, da diretora de Ação Regional da CDHU, Maria Tereza Soares Silveira, do secretário de Obras e Serviços Públicos de Cubatão, Raul Borin Júnior, entre outros.

Esse trabalho de esclarecimento vem sendo desenvolvido desde janeiro e envolveu, em diferentes fóruns, debates técnicos com a sociedade civil e lideranças das comunidades. No encontro de ontem, os técnicos da Secretaria e da CDHU, munidos de mapas da região, mostraram aos representantes dos moradores a amplitude do problema socioambiental, a grande demanda por construção de novas moradias existente e a escassez de área adequada à expansão urbana em Cubatão. Foi apresentado também o trabalho social de arrolamento e cadastramento dos imóveis e famílias iniciado na região, que revelará o perfil das ocupações e a caracterização socioeconômica da população.

Durante a reunião, Rubens Lara, assessor especial do Governo do Estado, destacou a seriedade e responsabilidade do Programa de Recuperação da Serra do Mar. “Com essa ação de atendimento, o Governo estará contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população de Cubatão e garantindo melhores condições de moradias para os moradores das áreas afetadas”, afirmou.

Maria Tereza Soares Silveira, diretora de ação regional da CDHU ressaltou a importância da participação das lideranças e tranqüilizou o público presente no que diz respeito ao futuro dos moradores das áreas alvos da intervenção. “Nenhum família deixará a sua moradia sem que seja apresentada uma alternativa de atendimento habitacional. E essa alternativa será amplamente analisada e discutida com toda comunidade local”, enfatizou.

Para suprir a demanda habitacional decorrente da intervenção, a Secretaria da Habitação e a prefeitura estão viabilizando áreas para a construção de novas moradias. A Secretaria está desenvolvendo projetos habitacionais com tipologias diferenciadas que sejam adequadas às necessidades da população das áreas de intervenção. Isso implica na diferenciação da área útil dos imóveis e na possibilidade de uso misto (moradia e comércio), entre outros aspectos.

Morador da Cota 95 há 33 anos, Ademir Ribeiro da Silveira, participou do encontro como representante de uma das comunidades. Ele avalia esperançoso a perspectiva de futuro para as famílias do local. “Hoje acredito verdadeiramente na possibilidade de tudo sair do papel e o projeto ser concretizado. Essa ação do governo é muito positiva, pois demonstra a vontade de uma solução imediata e os esforços para se encontrar uma proposta de atendimento de forma tranqüila, segura e clara para todos os moradores da região”.

Além de apresentar as diretrizes que serão tomadas pelos poderes públicos envolvidos na intervenção, a reunião também teve o intuito de promover a integração entre os membros do Governo do Estado e a população local, estimulando as lideranças da comunidade a ser agentes multiplicadores do projeto ambiental que será realizado.

O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, uma das prioridades do governador José Serra, é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Habitação, Meio Ambiente e Segurança Pública, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão. A intervenção prevê a remoção de famílias que vivem em ocupações irregulares nos bairros-cota, no Parque da Serra do Mar, e nos núcleos Água Fria, Pilões e Vila Esperança, em áreas de mangue. Além de transferir famílias de áreas de risco e de proteção ambiental para moradias dignas, o programa irá promover a urbanização dos setores consolidados que se encontram em áreas desafetadas.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)