Habitação realiza plantão em Batatais para negociação de dívidas

A equipe técnica da CDHU esta na cidade para atender os mutuários com prestações atrasadas

dom, 27/05/2007 - 8h01 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 27, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizará plantões de atendimento em Batatais para agilizar a regularização da dívida de inadimplentes. Os plantões têm como alvo atender os 361 mutuários que estão com prestações em atraso.

O atendimento será realizado por uma equipe técnica especialmente treinada para aplicar as novas medidas de combate à inadimplência adotadas pela Companhia. A equipe estará no Centro Integrado e Atendimento ao Cidadão (CIAC), na praça Cônego Joaquim Alves, nº 167 , Centro. O horário de atendimento será das 9 às 15 horas.

Essa é mais uma etapa do Programa Sempre em Dia, que tem como objetivo aumentar a arrecadação e estimular a negociação do débito de mutuários inadimplentes. Em Batatais, a CDHU tem 926 contratos ativos. No entanto, 361 mutuários estão com mais de três prestações atrasadas, índice que representa 38,9 % de inadimplência.

A meta é diminuir os percentuais de inadimplência não apenas em Batatais, mas em todo o Estado e aumentar a arrecadação. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas visando melhorar as condições para a regularização de débitos e facilitar o pagamento. Agora, a Companhia vai até os municípios como forma de agilizar o processo de negociação com os mutuários.

Os resultados têm sido positivos. Em março último, a CDHU atingiu o menor índice de inadimplência dos últimos três anos, fechando o mês em 23,4%, número que chegou a quase 30% em 2006. A Companhia também bateu um recorde histórico. Atingiu a maior arrecadação mensal da sua história, com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira de 307 mil mutuários. Desse total, mais de 39 mil estavam em atraso há mais de um ano, o que significa uma recuperação de crédito inédita em apenas um mês.

Entre as medidas adotadas pelo programa está a redução dos juros cobrados por atraso em todos os contratos ativos de 12% para 3% ao ano. O mutuário inadimplente também pode fechar um acordo e parcelar o débito com o pagamento de no mínimo uma parcela do montante em atraso, sendo que o FGTS pode ser utilizado nesse parcelamento.

Para incentivar o recebimento à vista, quem quitar a dívida terá isenção total dos juros de mora. Aos mutuários que já foram acionados judicialmente, a Companhia estendeu de 6 para até 100 meses o parcelamento da dívida, a fim de evitar a retomada dos imóveis.

Além dos plantões de atendimento, a CDHU oferece diversos serviços pela Internet. Acessando o site www.cdhu.sp.gov.br, o interessado poderá obter informações sobre seu financiamento, emitir boletos de prestações, calcular o parcelamento de débito, realizar acordos e emitir parcela de amortização de débitos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)