Habitação debate novo modelo de mutirão com movimento de moradores

No encontro, Secretário Lair Krähenbühl ressaltou a importância da participação dos movimentos populares

dom, 26/08/2007 - 10h39 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, reuniu-se na sexta-feira, 24, em São Paulo, com representantes de movimentos de moradias para discutir um novo modelo para o programa de Mutirão do Governo de São Paulo. A idéia foi apresentar propostas para a mudança, ouvir os movimentos e discutir as bases da reestruturação do programa.

O encontro teve a participação de representantes das entidades União de Movimentos de Moradias (UMM), Frente Paulista de Habitação, Movimento dos Sem Terra de São Miguel Paulista, Movimento Terra de Deus Terra de Todos, Federação das Associações Comunitárias de São Paulo (FACESP), União Popular de Moradia, entre outras associações. Participaram também representantes de empresas que prestam assessoria técnica aos mutirantes. Lideranças das associações receberam com boa expectativa a proposta da Secretaria de elaboração conjunta do novo modelo.

Para o secretário Lair Krähenbühl, a busca permanente do entendimento é uma das prioridades de sua gestão. “Além de melhorar a qualidade do processo com a participação dos beneficiários e parceiros em todas as suas etapas, a integração também confere agilidade no atendimento e  redução dos prazos e dos custos”. 

A reestruturação do Programa de Mutirão, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), atende a orientações do Tribunal de Contas e do Ministério Público, que apontaram a necessidade de mudança em alguns procedimentos. Alguns questionamentos referem-se ao processo de escolha das associações, ao custo elevado dos empreendimentos, além de questões trabalhistas e problemas construtivos. Segundo o secretário, o novo modelo vai corrigir todos os problemas apontados, dar mais agilidade ao atendimento e reduzir os prazos e custos das intervenções.

Da Secretaria Estadual da Habitação

(I.P.)